Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COLONIA DEL SACRAMENTO-

Ponte elevadiça que conduz à cidadela murada de Colonia del Sacramento
O cavaleiro medieval defendendo o Imperio Portugues da cobiça espanhola

O lindo Portão de Campo,entrada de Colonia


ROMPENDO O TRATADO DE TORDESILHAS- Confesso que desde que planejamos esta viagem ,meu maior interesse não era exatamente Montevideu.Embora tenha me apaixonado pela capital charrua,cobiçava intimamente a chance de conhecer Colonia del Sacramento,cuja historia sempre me despertou paixão ,dada a disputa que a cercou desde os primordios de sua fundação. Como PERNA DE CACHORRO também é cultura,passo a destrincha-la.
Desde a assinatura do tratado de Tordesilhas,em 1494,Portugal desconfiava que havia muita terra a oeste daquelas que lhes cabia e sonhava fincar um pezinho na bacia do Prata que, pelo acordo,ficou toda para a Espanha.

Portugal funda então um povoamento na margem do Rio da Prata em frente a Buenos Aires, cercado por imponentes muralhas e altamente militarizado,a Colonia de Sacramento.A partir daí seguem-se disputas entre os dois lados,com a cidade mudando intermitentemente de donos até acabar como é hoje ,possessão uruguaia.O resultado é um belíssimo casco historico ,onde remanescem partes da velha muralha,incluindo uma ponte elevadiça que lhe dá acesso,o portal de campo.
Seu traçado e suas construçoes são frutos da influencia dos dois colonizadores,português e espanhol e esta mescla arquitetonica confere todo o charme á cidade.


Como ir:São duas as opçoes de acesso,por mar a partir de Buenos Aires pelo Buquebus http://www.buquebus.com/ ,confortavel ferryboat,45 minutos de viagem,ou por terra a partir de Montevideu.Se voce for bacanudo pode alugar um carro,mas se for "economico",como nós, podera pegar um onibus no terminal rodoviario Tres Cruces http://www.trescruces.com.uy/ .As empresas são Turil(fomos nessa-patrocina o Nacional do Uruguay) ou Cot,16 reais a passagem.
Chegando lá fomos a pé,pertinho, até o Portal de Campo,inicio da cidade historica.
Colonia é linda!Certamente esta entre as minhas 5 ou 6 cidades preferidas (no mundo).Um presepio!Predomona o traçado caotico das cidades coloniais portuguesas,sem qualquer paralelismo das ruas ou lógica.As fortificações remetem a Espanha e as construções misturam os dois estilos.Há muito o que visitar:
-O portão de Campo e sua ponte elevadiça,entrada da cidade mirada
-A muralha e seus canhoes
-O farol:Se voce tiver paciência-e pernas-para subir,poderá avistar Buenos Aires lá do alto.
-Museu do periodo portugues-Tem uma sala sobre o Uruguai sob dominio Brasileiro e sua luta para nos expulsar de lá.
-Museu do periodo espanhol.
-Museu dos azulejos.
-Catedral
Há um passe ,baratinho,uns 7 reais que dá direitoi a visitar todos estes lugares
Onde comer:Pulperia de los faroles-Uma aconchegante casa de massas e frutos do mar localizada bem na praça central da cidade.Peça alguma pasta com salsa de camarões ao curry.Para comer de joelhos www.guiacolonia.com.uy/pulperiadelosfaroles/index.

Nenhum comentário:

Postar um comentário