Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

domingo, 6 de fevereiro de 2011

BAÚ DO PERNA II- LA PELOTA

Viagens e Futebol:Um raro prazer!

Viajar é descobrir a alma de um povo.E o que pode ser mais revelador sobre a alma ,do que surpreender esta gente no ato de torcer,de vibrar,de sofrer e amar,por uma partida de futebol?

Em cada cidade ,um estádio,uma paixão,um time,uma camisa diferente que desfila ,orgulhosa,pelas ruas .

O PERNA DE CACHORRO convida agora, sua multidão de seguidores, para um passeio ,por alguns fragmentos desta verdadeira profissão de fé latino americana:O mundo da bola.





Nem só de futebol viverás...Este é o Parque Julio Roca ,em Buenos Aires,durante a semifinal da Copa Davis de Tenis de 2006(na foto Leyton Hewitt saca contra David Nalbadian).

A Argentina progrediu de tal forma neste esporte nas duas ultimas décadas,que hoje se dão ao luxo de terem estadios exclusivos,pelo país,dedicados apenas ao tenis.Embora seja multiuso o Parque Roca é ,basicamente,a casa portenha na Davis.Naquele ano ,eles perderiam a final para a Rússia e continuam ,até hoje ,sem o caneco.

Para saber mais: www.buenosaires.gov.ar/areas/produccion/corporacion_sur/parque_roca.php

A jovem criatura imberbe, da foto, é nosso pequenino editor no remoto ano de 1996.O local é sagrado...a mítica Bombonera!O alçapão mais temido das tres américas.Uma panela de pressão cercada por vidro(isto não é incrivel?) que dá ao time visitante a certeza de não sair vivo daquele inferno.Só dois times brasileiros ,até hoje,venceram o Boca em seu estádio:Cruzeiro e Paissandu.


Observe ao fundo a grande quantidade de cabines de rádio e camorotes,um deles reservado a don Diego,el d10s,como se diz por aqui.


Saiba mais: www.bocajuniors.com.ar/la-bombonera



Aqui temos o estádio munumental de Nuñez,mas voce pode chama-lo de Toca da Raposa 3.É a casa do nosso tradicionalíssimo fregues de carteirinha,o River Plate,rival nas finais da Libertadores-76 e da Recopa -98,devidamente papadas pelo Raposão.Reformado pela ditadura argentina para o Mundial de 1978,o estadio existe desde 1938 é amplo ,confortável e viu nascer ídolos como Kempes,Passarela e Juan Pablo Sorín.Assistimos nele ,em 2006,o empate entre o time da casa e o Colon de Santa Fé por 1 a 1.É a casa oficial da seleção Argentina de futebol.


Veja mais: www.cariverplate.com/el-club/monumental



AAHH...o estádio centenário de Montevideu.Se voce tem o futebol como uma religião,deve se benzer ao entrar neste templo.Palco da primeira Copa do Mundo da história, em 1930, ainda conserva toda sua aura e magia ,que o fez tão temido no mundo da bola.


Apesar do fosso de agua que separa o gramado das populares,transmite a mesma sensação de asfixia de outros alçapões latinos.Aqui o Brasil jogou e perdeu a final do Mundialito de 1980 para o Uruguai(com aquele time dirigido pelo pé frio do Telê,recheado de atleticanos...).Também aqui em 2009 o time estrelado venceu,pela primeira vez fora do Brasil,o caquético mineiro,pelo torneio de verão,que seria ,mais tarde,devidamente faturado em cima do Nacional de Montevideu.Enfim mais uma casa azul no imenso continente americano.


Visão completa do campo do Estádio Centenário.Nacional e Peñarol mandam aí os seus jogos,mas montevidéu dispõe também do acanhado Parque Central para jogos secundários ou quando os mandantes querem encurralar ainda mais os times visitantes.


Não há sitio eletronico do estadio.



Este é o modestíssimo estádio do Defensor Sporting,o terceiro clube em importancia da capital uruguaia e dono de uma das mais belas camisas do futebol mundial.No momento da visita jogavam o time da casa e o poderoso Cerro Largo da cidade de Mello na fronteira com o Brasil,o que impossibilitou um melhor registro do lugar(e que me deu uma enorme vontade de entrar e assistir!).

O Defensor,vale o registro,tem sido presença constante na Copa Libertadores na década de 2000.

MAIS: http://www.defensorsporting.com.uy/




Por fim,dentre os estadios que eu registrei,está o Olimpico Atahualpa de Quito,Equador.Localizado na temivel altitude de 2850 ms da capital equatoriana é a casa do Deportivo Quito,do El Nacional e da seleção local.A LDU de doces lembranças para os tricolores(né, Marcelo?)joga num suburbio bem distante daqui ,no seu estadio "Casa Blanca",perto do marco da linha imaginária do Equador.
Pichincha ,escrito na placa,se refere á provincia onde se localiza Quito e é também o nome do mais importante vulcão da região,que curiosamente é conhecida comon "A avenida dos vulcões".
Na campanha vitoriosa da Libertadores de 1997,la bestia celeste perdeu aqui de 1 a 0 para o El Nacional.Mais tarde venceria em Belo Horizonte para avançar no certame.

Um comentário:

  1. Sérgio, dentre tantas relevantes infomações futebolísticas postadas, vc acabou por privar os nobres seguidores desse espaço na Web da mais importante de todas: que o Fluminense foi o único clube brasileiro a eliminar o Boca da Libertadores!
    Por outro lado, a referência à LDU (Liga Dos Urubus)foi totalmente dispensável...

    ResponderExcluir