Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quinta-feira, 24 de março de 2011

O CÓDIGO ATAÍDE

OU PORQUE A SANTA CEIA DO MESTRE ATAÍDE É MUITO MAIS BELA QUE A DO DA VINCI!

Como voces sabem ,o PERNA não é um blog dado a patriotadas! O que vamos apresentar a seguir é ,tão somente, uma particular constatação artística , feita por um crítico renomado e rigoroso(eu mesmo), que busca mostrar como figuras geniais neste pais não recebem o mesmo reconhecimento que damos aos seus similares estrangeiros.Complexo de vira-latas ,bem definia Nelson Rodrigues.

No caso ,vamos falar de Manoel da Costa Athaide,nosso principal expoente da pintura barroca. Nascido em Mariana em 1762,Ataíde foi militar ,pintor e arquiteto,tendo lecionado em sua cidade e iniciado suas obras em 1781.

Conhecido pelas pinturas em afrescos e tetos de igrejas,a ceia do Caraça é sua única obra em cavalete conhecida.

Quando se fala em Santa Ceia,o nome e a imagem que nos vem á cabeça,são do genio de Leonardo da Vinci e sua maravilhosa criação,exposta em Milão. De Leonardo da Vinci, já não há mais nada a dizer ,assim como canta Gilberto Gil em O luar  (A não ser,que a gente precisa ver o luar...). Vamos aprecia-la, então!O tema da ultima refeição de Cristo com seus apóstolos não é inédito e da Vinci não foi o primeiro a retratá-lo, tendo recorrido a ele,outros nomes do Renascimento,como Andrea del Castagno,Fra Angelico e Rafael Sanzio.Se preferir, clique na soberba tela acima ,para ampliá-la. Agora degustemos do fino biscoito caracense!!

De inicio salta aos olhos o vigor ,a cinética e as cores vivas que o mestre de Mariana imprime a sua criação!Sobre a mesa ,restos do cordeiro sobre o prato simbolizam a propria imolação do Cristo,cuja aura reluz em direção aos apóstolos.A toalha tem vincos e dobras que demonstram ter sido tirada do armário há pouco, especialmente para esta ocasião de júbilo.O clima não é de tristeza pelo sacrifício que se aproxima ,mas de conforto e festa pela crença na vitória do Messias.A expressão dos criados é de alegria e, em suas mãos, trazem a fartura prometida(Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância).No plano inferior,a bacia e a toalha de lava-pés mostram a humildade do Salvador ,que se fez homem para ensinar o serviço e o amor ao próximo. Traço marcante de Ataíde,a criada da esquerda é mulata e as feições afro-amerindias se confundem com as caracteristicas brancas dos apóstolos. Por fim,Judas ,com seu tradicional saco de moedas olha diretamente a todos que o fitam na Capela Nossa Senhora mãe dos homens ,como que a dividir sua culpa, com todos e com cada um de nós.

A Ceia de Athaide é dor,gozo e luz! Forme o seu próprio juízo,mas eu prefiro a do nosso conterraneo ilustre!
Aqui a obra mais famosa do pintor mineiro A Glorificação da Virgem realizado entre 1801 e 1812 no teto da igreja da ordem terceira de São Francisco de Assis ,em Ouro Preto. Enfim ,a foto feita pelo PERNA, no local em que o quadro está exibido,na capela do Caraça. Visite! Boa parte das informações desta postagem foram obtidas no excelente sitio eletronico da instituição.O sítio é novo e eu recomendo dar uma clicada lá: http://www.santuariodocaraca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário