Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

domingo, 20 de maio de 2012

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN

 Entre as preciosidades que Lisboa tem para mostrar a quem a visita ,está esta pérola chamada MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN.
O nome se refere a um magnata armênio do petróleo ,que se mudou para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial e que legou sua imensa coleção particular de arte ao país.Carinhosamente apelidado pelos portugueses de "Doutor 5 %",Gulbenkian construiu sua fortuna após ter "intermediado" a abertura do mercado iraquiano de petróleo a uma famosa multinacional inglesa ,recebendo pela negociação, 5% de seu capital.
Com o dinheirinho no bolso,Calouste aliou seu hobby de colecionador de arte com o fino gosto que o caracterizava.Em uma declaração impressa na entrada do museu ,orgulha-se de nunca ter pedido ajuda a especialistas para suas aquisições, orientando-se sempre pelo seu faro apurado para as artes.
Pruridos éticos à parte ,o fato é que a coleção é esplendida,reunindo desde arte egipcia até os modernistas europeus.Apresento algumas obras, para o deleite dos elegantes leitores do PERNA.
 Este é o RETRATO DE UMA JOVEN do italiano Domenico Ghirlandaio .Após esta notável tomada fotografica de S.Guimarães eu o intitularia  RETRATO DE DUAS BELAS JOVENS.
 Reverencias ,por favor,porque estamos diante de FIGURA DE VELHO de Rembrandt.O velho é só o da direita,fique claro!
 Mestre Rodin marca presença com  AS BENÇÃOS .Há outras peças do frances no acervo entre elas,elementos dos BURGUESES DE CALAIS.
Eu não tenho a menor idéia de que quadro é este,nem anotei no meu caderninho quem o pintou.Para falar a verdade só de ver que tinha galo ,eu já tomei antipatia!
SERVIÇO:
MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN- rua de Berna 45,.METRO:Estação São Sebastião.
www.museu.gulbenkian.pt

Um comentário: