Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PERÚ PARA UM ATLETICANO

O Museo Rafael Larco tem uma das mais respeitadas coleções de arte pré-colombiana do Perú.Fica afastado do centro e tem uma curiosa sala de arte erótica destas civilizações.
http://www.museolarco.org/
A Igreja e convento de São Francisco reune um belo acervo de arte colonial espanhola e uma biblioteca de mais de 400 anos de história.Arquitetura belíssima e uma nave central impressionante.Faça a visita guiada.

O MUSEO DE LA NACION apresenta o mais completo panorama da história e arte inca do País.Tem um monte de múmias,como a mocinha da foto.Não deixe de visitar a réplica das Tumbas Reais do Senhor de Sipán.



Lima é conhecida como LA CIUDAD DE LOS BALCONES, graças a estas maravilhosas varandas de treliças.Passeie pelo centro,contemple dezenas deles e escolha o seu preferido



Este é o mui simpático hotel Embajadores."Sugerimento"do PERNA DE CACHORRO,como diria o Dunga.


TIREM AS CRIANÇAS DA SALA!!!O Jorge vai para o Perú!!Encontrou a terra prometida!O perigo é ele não querer largar!!

Falando sério,O PERNA é um blog de viagens que propõe apresentar não só relatos das aventuras de seus autores,mas também oferecer serviços e dicas aos amigos que pretendem se embrenhar pelos mesmos sertões.
É neste espírito que lançamos esta série,dedicada ao meu irmão Jorge,que de tão bacana ,nem parece ser o atleticano do título(não ria;poderia ter acontecido na sua família!).

O PERU:A pátria do duplo sentido é muito mais que um bom motivo para uma boa piada.Nosso interesse pelo vizinho andino vem da longa amizade com a Nuta ,que morou por muitos anos em Lima e foi casada com o saudoso Tingo,peruano e torcedor do Sporting Cristal.De tanto experimentarmos seus acepipes limeños e ouvirmos suas histórias,decidimos em 2007,ainda no inicio de nosso périplo latino,conhecer o país.
Aí vem a primeira surpresa :O Perú não é um,mas vários países em um só!Á semelhança do Brasil, são tantos os climas ,as paisagens,as histórias de ocupação que não é possível se falar em unidade,mas em ampla diversidade(só o futebol que é ruim em todos os cantos!).
Deserto ao sul,amazônia ao norte,litoral,Cuzco,Lima,Nazca,Lambayeque,enfim tantos destinos,que escolhemos visitar o país em ,pelo menos,tres ocasiões:A capital,de que trataremos nestas postagens e que, podemos dizer,conhecemos com bastante profundidade,Cuzco e Lambayeque,que estão guardadas para um futuro próximo.Então vamos lá,senhores e senhoras,LIMA!

LIMA,A CIDADE ONDE NUNCA CHOVE!

Pelo menos é o que os limeños recitam assim que se desembarca no aeroporto Jorge Chavez.Eu devo ser muito fechado,porque nos contaram que não chovia na cidade desde 1970 e ,com dois dias por lá,eu peguei a primeira garoa.Tá bom que não era nenhum temporal,dava para ficar até sem proteção.Vai ver que eles não consideram isso como chuva!O fato é que ,lenda ou não ,a cidade tem (dizem)casas sem telhados nos bairros mais pobres e um imenso shopping center, na zona sul ,totalmente a céu aberto,inclusive com as escadas rolantes expostas ao tempo.De qualquer forma espere tempo bom.Lima é litoranea,por isso não há problemas com altitude.A federação local pensa ,inclusive, em levar os jogos da seleção para Cuzco,para tirar alguma vantagem com a altitude,como a Bolívia.

Como chegar:Entre as principais companhias aéreas que voam para Lima estão a TAM (http://www.tam.com.br/ ),a Lan (http://www.lan.com/ ),a Copa Airlines(http://www.copaair.com/ ,os preços são ótimos ,mas tem escala no Panamá) e a nossa escolhida,a TACA Peru (http://www.taca.com/ ).PERNA sugere pesquisar todos,dada a variedade de preços ,horários e serviços.Como voces sabem,basta clicar no link.

Onde ficar:A Nuta tem um montão de parentes em Lima e foi uma sobrinha dela que descobriu esta simpatia de hotel que é o EMBAJADORES (http://www.embajadoreshotel.com/ ).Localizado em Miraflores,um dos melhores bairros de Lima e onde ficam todos os grandes hoteis,pertence á rede mundial Best Western.É um 3 estrelas honesto,com TV a cabo,internet e um ótimo desayuno cheio de sabores locais como chá de coca e uma sopinhas andinas deliciosas.Pode reservar pela internet ou através de agencias.Ficar no centro de Lima é gelada;fica vazio á noite e é bem decadente para hospedagem.O quentuço são os bairros de Miraflores e San Isidro.

Andar em Lima:O melhor meio de locomoção é o taxi.São baratos,não tem taximetro e voce combina o preço com o motorista na hora que entra.Uma corrida de Miraflores ao centro histórico custa uns 10 soles de oro(+/- 8 reais).Isto não impede que voce tome os colectivos ,divertidíssima jardineiras sem pontos fixos de parada.Se souber o itinerário,por supuesto!

COMPRAS:(LEMBREI DE VOCE,VIU FÁFÁ?):O Chile está arrematando tudo no Perú ,a preço de banana,mais ou menos como nós estamos fazendo com a Argentina.A própria Lan Peru nada mais é que a antiga Aeroperu privatizada pelo psicopata do Fujimori.No comércio ,predominam os chilenos.Há duas grandes lojas de departamentos daquele país,com boas filiais em Miraflores que merecem uma visita: A Falabella (http://www.sagafalabella.com/) e a Ripley (http://www.tiendasripley.com.pe/ ).Tem de tudo:roupas ,discos,artigos de decoração, o escambáu.Ariane fez a festa.Preços um pouco melhores que do Brasil.


O artesanato peruano é fantástico e merece(muito)ser explorado.Eu, por exemplo,sou encantadado por pinturas da escola colonial Cuzqueña, aquelas que tem umas figuras de soldados ou caçadores alados com um arcabuz.São originários de Cuzco,mas tem muitos em Lima.Também tem muita coisa em ceramica e metal,principalmente réplicas de obras incas.Perto da Falabella,acima da praça principal de Miraflores, tem uma rua chamada petit thouars que tem dezenas de lojinhas de artesanato.Os preços variam muito,para os mesmos produtos ,de acordo com a cara do freguês.Pechinche pra valer!


Tem ainda o já citado shopping a ceu aberto, o Larcomar(http://www.larcomar.com/ )repleto de boas lojas e restaurantes.Fica pertinho do hotel embajadores e nós o usavamos como referencia para um descansinho e um café entre um passeio e outro.
PASSEIOS IMPERDÍVEIS
-Centro histórico:Plaza de armas,Catedral,Palacio de gobierno,Convento de São Francisco,Plaza San Martín e todas as igrejas coloniais da região.
-Barranco:Bairro boêmio da cidade com ótimas opçoes gastronomicas.Visite a Puente de los suspiros.
-Ruínas:Huaca Pucllana http://www.pucllana.perucultural.org.pe/ e huaca huallamarca.São templos cerimoniais de civilizações pré-incaicas.São museus de sítio.
-Museo de la nacion
-Museo oro del Perú http://www.museoroperu.com.pe/ .Meio longe,meio caro,meio desorganizado,mas com um acervo impressionante.Entre no sítio eletronico.
-Museo Rafael larco Herrera.
-Museo de antrolologia e história.Fica na casa onde Bolívar morou no Perú.
-Museu da inquisição:Imperdível.Lima era a sede do tribunal da santa inquisição,no império espanhol da América.Este museu mostra os intrumentos de "conversão"dos hereges á fé católica.
- Praias:São horrorosas.Fuja!

3 comentários:

  1. Adoramos as dicas!! Jorge está empolgado demais, espero que dê p/ gente ir o mais breve possível!!!bjs

    ResponderExcluir
  2. Posso acrescentar uma dica? Muito cuidado com os pisco sours! Eu nunca passei tão mal na minha vida quanto passei depois de tomar um oferecido pelo hotel.
    E se quiserem ver minhas fotos, aqui estão elas:
    http://www.flickr.com/photos/asleeponasunbeam/sets/72157594577398449/
    bjs
    Lela

    ResponderExcluir