Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A SINAGOGA DE MAURÍCIO DE NASSAU


O PERNA DE CACHORRO ESTÁ EM RECIFE(ACREDITEM,A TRABALHO!)


Aqui existiu e funcionou,durante a ocupação holandesa do Nordeste,a primeira sinagoga das Américas.Redescoberta no final do século XX,foi pesquisada por arqueólogos e restaurada pelo governo de Pernmbuco.

Esta jóia esta hoje aberta a visitação,na antiga rua dos Judeus ,atual rua Bom Jesus,no bairro do Recife Antigo.

O PERNA esteve lá e traz aqui um pouco do que pudemos admirar.

A HISTÓRIA-Com o advento da inquisição muito judeus portugueses e espanhois fugiram para os paises baixos e com a ocupação holandesa no Nordeste,viram no Brasil a oportunidade de construirem, aqui ,uma nova vida.Além disso já havia em Pernambuco e na Bahia,nesta epoca diversas familias de cristãos-novos convertidos á força,que graças ao governo tolerante de Maurício de Nassau puderam retomar livremente seu antigo credo.
Assim surgiu no Recife a congregação KAHAL ZUR ISRAEL,ou Santa Comunidade O Rochedo de Israel.Seu líder era um Rabino célebre na época chamado Isaac Aboab da Fonseca,vindo de Amsterdam.
Além da sinagoga foram fundados então duas escolas e um cemitério judeus.
Com o fim do domínio holandes(1654) foram expulsos e receberam um ultimato de partirem em tres meses, em quaiquer navios disponíveis.
Alguns dirigiram-se ao Caribe,outros á Europa e 23 deles partiram rumo á América do Norte onde estabeleceram um lugar chamado Nova Amsterdam,constituindo a primeira comunidade organizada naquela região.
Sabem como se chama este lugar hoje?Virou uma tal de...Nova York!
Eu babei com esta história e agora a compartilho com meus amigos do PERNA!

Poço descoberto pelos arqueólogos onde se realizava o ritual do Mikvah,o banho da purificação.

De QUIPÁ,usado pelos homens em sinal de respeito,o mané visita a Sinagoga.
(Cá entre nós ,é um tremendo dum vira-folha este cara.Há uma semana atras posou de lenço palestino em frente ao McDonalds Kosher de B Aires-confira duas postagens atras-e agora faz média com os Judeus?Esse aí se vende por qualquer 10 cruzeiros...)


Paredes originais do período holandes.Foi tudo escavado pelos arqueólogos.



Vista de cima do templo principal.
A frente da Sinagoga na rua dos Judeus.
SERVIÇO:

2 comentários:

  1. Que massa! Depois vou ler com calma.
    Se você tivesse dito antes, poderia ter te arranjado umas dicas quentes com o Teo (meu namorado) que é pernambucano.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sobre o ecumenismo do Perna, eu diria que pelo menos ele se vende "por quaisquer 10 cruzeiros", que estão valendo bem mais que "quaisquer 10 atléticos"!

    ResponderExcluir