Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sábado, 5 de novembro de 2011

A CISPLATINA PÕE A MESA:Prazeres gastonômicos na terra de Forlán

Gastronomia é um dos grandes prazeres de qualquer viagem,ao lado dos passeios, dos museus e das pequenas compras.
E à medida que os anos passam,ocupa um lugar cada vez mais relevante nesta lista(Por que será?).
Preparamos uma lista de bons lugares visitados no Uruguay,didaticamente explicados e,sempre que possivel,com os respectivos endereços e links para que os futuros viajantes possam conhecer mais.
Os preços são atraentes para os brasileiros e as mesas charruas são excelente oportunidade para experimentar e aproveitar do Tannat ,o sempre ótimo varietal nacional, que combina com o país ,como o Malbec com a Argentina.


Começamos pelo El Fogón ,localizado na calle San Jose,pertinho do nosso hotelzinho Europa.

Restaurante simpático,com ambiente familiar,sempre lotado,frequentado por pessoas que parecem se conhecer há anos.Bons frutos do mar(comemos uma Paella e um abadejo) e parrilla,á vista do freguês,de onde veio o correto entrecot da foto acima.A carta de vinhos é fraca e os garçons tentam te empurrar alguns rótulos mais caros.Na dúvida vá de Tannat ,que não tem erro.E se voce cometer o pecado de deixar sobrar ,eles tem Wine bag a versão etílica do dog's bag.Há tambémuma filial no elegante shopping Punta Carretas ,no bairro de mesmo nome.

Endereço:

Calle San Jose,1080,centro,Montevideo.

Sitio eletronico: http://www.elfogon.com.uy/


Em Colonia del Sacramento,não vá em outro lugar.Visitamos,entramos,fuçamos quase uma dezena de outros restaurantes,mas nada de iguala á Pulpería de los Faroles.

Situada no melhor endereço da cidade histórica,no coração da Plaza Mayor,o local é especializado em pescados e pastas,afinal estamos em frente ao Rio de la Plata e a poucos quilometros do mar.

A carta permite uma combinação de peixes,molhos e pastas,de forma que é voce quem faz o cardápio.Minhas sugestões são o Arroz de mariscos e os Florentinos ao molho de camarão ao curry(fotos).Ambos,para serem comidos de joelhos.

Há ambiente interno e na praça e os dois são legais,embora, se o calor apertar,prefira ao ar livre.Nos fins de semana tem uma banda toca jazz e bossa nova .


Endereço:Plaza mayor,Colonia del Sacramento.



No centro de Montevideo,perto da Intendencia e da avenida 18 de Julio,uma bonita estrutura de ferro,em estilo industrial ingles chama a atenção.

Embora seja um empreendimento voltado para turistas,o Mercado de la abundancia concentrando artesanato e gastronomia ,atrai na hora do almoço dezenas de executivos e funcionários públicos das redondezas,o que é sinal de boa comida.

Quatro restaurantes dividem o patio superior,enquanto o subsolo abriga um sem número de lojinhas de artesanato,ambos de bom gosto.

Entre os comedores ,os mais badalados são El rincón de los poetas e El esquinazo.O primeiro mais voltado para massas,saladas e pescados e o segundo ,inteiramente dedicado á parrilla(foto).

Não é a oitava maravilha,mas não faz feio.Boa opção para um almoço despretencioso no centro.

Uma dica que vale para todo o Uruguay:Se voce é ,como eu,uma apaixonado pelo vacio, o tenro corte argentino semelhante(mas muito superior)á nossa fraldinha,não pense duas vezes:Tome o Buquebus e vá comê-lo em Buenos Aires.O vacio uruguaio é macio como uma fatia de tijolo!

Endereço: Calle San Jose,entre Ejido e Yaguaron.




Na peatonal Sarandí,logo após a Plaza Independencia,está a imponente
livraria El mas puro verso,linda como a Atheneo de Buenos Aires,toda em estilo "Art noveau".Depois de matar sua sede de cultura ,fuçando livros e revistas,suba ao segundo andar para matar a fome do corpo.Um fino restaurante,com piano bar o espera sobre as "escaleras".Bem...é um pouco minimalista para os padrões deste editor,mas devo reconhecer,delicioso.Pedimos este badejo ao molho de vinho e vieiras,coberto de "ceboulettes" e ficamos maravilhados.Para comer rezando!!


Endereço:Peatonal Sarandí,675,ciudad vieja,Montevideo

Sítio eletronico: www.libreriapuroverso.com


Por fim ,para um bom "postre" e um magnifico café,este PERNA recomenda a requintada e tradicional confeitaria Oro del Rhin. A tradução literal é "Ouro do Reno" ,possívelmente devido a ascendencia germanica de seus fundadores.Tem várias filiais pela cidade ,inclusive nos principais shoppings.Todas tem doceria,que é divina,e algumas como a do Montevideo shopping (foto á esquerda) servem almoço,no caso,aquele belo risoto de mariscos da foto.

Mas o imperdível ,em tela,é a multi-maravilhosa "torta de alfajor":Uma perdição de massa folhada com umas dez camadas de dulce de leche uruguaio,que nem o mais portentoso glutão conseguirá comer sozinho!Dizem,não conhecemos,que há uma filial na rambla de Pocitos,conjugada com a livraria Yenny ,que é belíssima.Vá e me conte!

Endereço:Plaza Cagancha,1343

Um comentário:

  1. Aqui estou eu novamente, catando dicas para nossa próxima viagem ao Uruguai, que acontecerá em junho!
    Quero deixar aqui minha sugestão para que o blog se lembre mais vezes das crianças, e mencione programas que se possam fazer com elas (quem não chora não mama - haha!).
    Beijos!

    ResponderExcluir