Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PIRATAS DO TIETE


CLIQUE NO MAPA PARA AMPLIAR
CARTAGENA DE INDIAS - COLOMBIA
Em sentido horário:Castillo de San Felipe-Portal de los dulces-Igreja San Pedro Claver-As casa coloridas de Cartagena-Guarita sobre as muralhas-Puerta del Reloj




O sortudo do meu irmão Jorge vai participar de um congresso em Cartagena na Colombia .Não pode ser coisa séria:Cartagena ,como o Caribe em geral,é uma cidade para os amantes,para o hedonismo,para a alegria,nunca para o trabalho!Preparando um roteiro para o mano,verifiquei que minhas postagens anteriores sobre o assunto,feitas em 2010 no período em que eu fui á cidade ,estavam meio gaiatas,feitas sem compromisso de informar.Daí este novo texto ,mais detalhado e didático para refestelo de Guima e Fafá.
Voltando ao princípio , Cartagena de Indías foi construída pelos espanhóis como porto principal no norte da América ,em posição estratégica para escoar para a Europa o ouro e a prata ,extraídos a fórceps das entranhas do Peru e da Bolívia.
Com tanta riqueza embarcada em seus galeões, a area logo se viu cercada por piratas franceses e ingleses,que esperavam tranquilos no mar do Caribe para dar o bote em cima da carga preciosa.Com o tempo os piratas ficaram cada vez mais ousados e passaram a atacar com seus canhões os habitantes em terra. O mais célebre deles foi o ingles Francis Drake,que fez fama e lenda na região.De tanto tomar prejuízo a Espanha resolveu fortificar Cartagena construindo cerca de 13 kilometros de muralhas cercando e protegendo a cidade.Com o passar dos anos, o ouro acabou ,a Colombia proclamou sua independencia(Viva Bolívar!) ,o porto perdeu importancia e a cidade se expandiu para fora dos muros.Só que dentro deles ...o tempo parou!E é essa maravilha ,cantada em prosa por Gabriel Garcia Marquez em seus romances ,que hoje encanta os turistas de todo o mundo, parecendo ainda testumunhar em suas arcadas e becos ,os amores de Florentino Ariza e Fermina Daza.
Agora vamos às atrações a serem exploradas por estes "Piratas do Tietê" .

Será que eles vão levar aquelas camisas bregas?
Nem o cartel de Medellin està preparado para drogas tão pesadas...
IMPERDÍVEIS:
-Puerta del reloj:Um grande portal encimado por um relógio ,recebe os visitantes na entrada das muralhas.é a passagem para a cidade velha.
-Portal de los dulces:Palenqueras ,as típicas vendedoras do local,oferecem toda sorte de frutas e doces(esses nem tão bons) sob as arcadas antigas da praça.
-Portal de los escrivanes:Onde Florentino Ariza escrevia cartas,inspiradas em sua Fermina ,para os amantes analfabetos.
-Museo del Oro:Filial modesta ,mas não mesnos encantadora do monumental museu de Bogotá.Especializado nas obras de arte dos povos pre colombianos do Caribe.EXCELENTE.-Museo de la inquisicion:Dentro de uma igreja restaurada ,apresenta os irrefutaveis argumentos da igreja católica para "converter" indios,judeus e protestantes á sua pregação.-Passeios de charrete: Tem várias pelo centro histórico.Romantico,mas vai do gosto de cada um.
-Caminhar pelas muralhas:Em alguns trechos,próximos às Bóvedas e ao Cafe del mar,se permite subir nas muralhas,contemplando o mar do Caribe e as guaritas,por onde os soldados espanhóis vigiavam a costa.
-Bóvedas:Antiga prisão e arsenal de armas ,agor atransformados em dezenas de lojas de artesanato.
-Igreja de San Pedro Claver:Primeiro Santo das Américas ,era protetor dos escravos.Seu túmulo e o claustro anexo,merecem uma boa visita.Na praça em frente ,uma série de estátuas divertidas,feitas com sucata,reproduz cenas cotidianas do povo.
-Catedral:Onde Florentino via sua amada todos os Domingos.
-Igreja de Santo Domingo:Entre e pague pelo tour com fones de ouvido e conheça as lendas da igreja ,como a da torre torcida pelo diabo.Na praça em frente ,bons cafés para tomar uma "Club Colombia",e uma" gorducha",Presente de Botero à cidade.
-Casa de Gabriel Garcia Marquez:Precisa explicar?
-Convento de Santa Clara:Hoje o mega luxuoso hotel Sofitel Santa Clara,peça para entrar mesmo sem estar hospedado.Lá se passam trechos de "Do amor e doutros demonios" e "Amor nos tempos do Cólera".Um dia eu fico hospedao lá...(Quem ficou lá ,foi a equipe da Globo,filmando a atual novela das seis)
-Sede do Festival de Cinema Latino de Cartagena:À sua frente uma enorme estatua da India Catalina,que seduziu os conquistadores espanhois e é onipresente na cidade
ONDE COMER:
-La casa de Socorro:A Socorro é uma renomada cozinheira de Cartagena e em funçaõ disso surgiram dúzias de clones de seu restaurante ,como "La cucina de Socorro" ,etc.Mas este é o autentico.Dentro,um ar condicionado redentor.Peça qualquer peixe comum"Arroz de coco".Divino!Endereço:Calle Larga 8B (Atenção : Fica fora das muralhas!!) Veja o sitio eletronico: http://www.restaurantelacasadesocorro.com/
-Café del Mar: É caro, mas voce não vai se preocupar com tostões ao tomar o seu MOJITO ,junto aos canhoes das Muralhas ,sentindo a brisa do mar do Caribe.Uma experiencia para poucos!!
-Juan Valdéz Cafe:A Colombia faz o melhor café do mundo e o melhor café da Colombia é o Juan Valdez.Em Bogotá são dezenas de cafeterias ,mas em Cartagena também tem uma,com um bom ar condicionado ,para dar um refresco no calor. www.juanvaldezcafe.com
COMO CHEGAR e TRANSLADOS:
Avianca (via Bogotá) ,Copa (via Cidade do Panamá-conexão pela cia. Aero -República) e TAM (só até Bogotá) são as companhias aereas que voam para a Colombia.Chegando no modestíssimo aeroporto Rafael Nuñez não hesite em tomar um taxi.O aeroporto é central e corridas até Bocagrande e á cidade murada são baratas.

Aqui se come:
-Arroz de coco:Isto mesmo que voce está imaginando, sempre acompanhando peixes e frutos do mar diversos.
-Ajíaco :Espécie de sopa de batata,milho , e ervas andinas.Mais comum em Bogotá .
-Arepas :Tipo de tortilla local,onipresente como acompanhamento.Pode acompanhar doces ou salgados.
-Bandeja Paisa:Prato enorme que mistura de tudo um pouco-Arroz,feijão ,banana,abacate,arepa,carne moída.(foto)



Aqui se bebe:
-Cerveza Águila
-Cerveza Club Colômbia (para mim,a melhor).E neste calorão ,se bebe muito!
-Run:Qualquer run Colombiano ou Panamenho é maravilhoso.

Aqui se lê:
-El Tiempo (o jornal mais lido da Colombia,editado em Bogotá)http://www.eltiempo.com/

Aqui se torce pro:
Atlético Júnior de Barranquilla.http://www.juniorbarranquilla.com/

Barranquilla é a maior cidade do Caribe Colombiano e as camisas do Júnior são,disparado as mais vistas na cidade.Mas o time local ,que disputa o campeonato Colombiano é o Real Cartagena ( http://www.realcartagena.com.co/ )

Um comentário:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
    Vamos seguir as dicas e ainda tentar pegar uma prainha......

    ResponderExcluir