Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EM NOME DO PAI

 O Museu da Liturgia é mais nova atração de Tiradentes.Dedicado à todas as manifestações do Sagrado, no universo da Cristandade ,está abrigado na antiga casa paroquial da Matriz de Santo Antonio ,com um primoroso acervo de imagens,pinturas e o melhor da tecnologia museológica atual.

A CIDADE GANHARÁ ,EM BREVE,MAIS DOIS MUSEUS:O DE ARTE SACRA,DEDICADO À FIGURA DA SANTANNA MESTRA , A SER INSTALADO NO ANTIGO PRÉDIO DA CADEIA E O MUSEU DO PADRE TOLEDO,NA CASA ONDE RESIDIU O INCONFIDENTE.
 
 Logo na entrada,uma série de módulos ,semelhantes a confessionários,oferecem ao visitante audições de Salmos,Música Sacra e trechos das escrituras.Para sentar,ouvir e meditar.
Dentro do museu,recursos como salas de video e terminais interativos de computador permitem o visitante conhecer a história dos ritos católicos ao longo do século,com enfase nas manifestações do período barroco mineiro.
 O pátio colonial do casarão foi adaptado e modernizado para receber o hall de entrada do museu.
Imagem do Site do Museu da Liturgia


 São proibidas fotos do interior do museu ,em virtude do ávido interesse dos ladrões de Arte Sacra.Na internet, buscamos esta bela imagem da Fuga para o Egito da Sagrada Familia ,expressa em NOSSA SENHORA DO DESTERRO de 1788 do pintor Manoel Victor de Jesus .
Abaixo uma das muitas manifestações de fé da mostra de ex-votos.Ex-votos são estes pequenos quadros de arte popular, pintados em honra de alguma graça alcançada pelo devoto.Nestes desenhos ,em geral,era retratado o Santo e o milagre realizado .Um pequeno texto manuscrito explicava como a Divindade ou o Santo se manifestara.



Imagem:Site do Museu da Liturgia
VEJA MATÉRIA SOBRE OS MUSEUS PUBLICADA NO SITE DA REVISTA "HISTÓRIA VIVA"
Arte sacra ganha espaço em Minas
Destaque do circuito de vilas históricas do estado, Tiradentes, cidade conhecia pelo preservado casario colonial, abrigará dois novos museus dedicados ao patrimônio religioso
por Graziella Beting

Até o ano passado, Tiradentes, um dos pontos mais visitados no circuito de cidades históricas de Minas Gerais, só contava com um museu, a Casa de Padre Toledo. Este ano ganhou mais um e está prestes a receber um terceiro. Além disso, há outros projetos, em andamento, de restauro de seu patrimônio arquitetônico, na maior parte do século XVIII.

Primeiro do tipo na América Latina, o Museu da Liturgia abriu suas portas em meados de abril. Dedicado aos instrumentos e ritos relativos à devoção religiosa, forte na região, o novo museu tem um acervo de 429 peças de arte sacra. Datadas do século XVII ao XX, foram integralmente restauradas.

Organizado em quatro eixos temáticos – Rito, Sacramentos e Sacramentais, Ano Litúrgico e Devoção Popular –, fica em um casarão do século XVIII que, desde 1894, servia de presbitério para a Paróquia de Santo Antônio. Os elementos originais da antiga casa paroquial foram restaurados durante a reforma feita para abrigar a instituição.

O museu, criado por iniciativa da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes, foi executado pelo Santa Rosa Bureau Cultural, com apoio financeiro não reembolsável de R$ 10,6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PARA SABER MAIS:
www.museudaliturgia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário