Pouca gente divulga e está longe de ser uma das atrações mais visitadas de Lisboa.
Mas é obrigatório para quem gosta de arte. O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA abre suas portas desde 1884 ,num palacete do seculo XVII ,localizado na Rua das Janelas Verdes(e pode haver nome mais bonito para uma rua?)que pertenceu á família do Marquês de Pombal.
Reúne o fino da arte Portuguesa e um precioso acervo de arte medieval e antiga européia.
Um de seus destaques é a ADORAÇÃO DE SÃO VICENTE que retrata ao lado do Santo ,a realeza e a nobreza do período das grandes navegações.Pelo visto política ,religião e artistas bajuladores são mistura antiga ,que bem herdamos da cultura portuguesa.
Um setor inteiro é dedicado ás conquistas marítimas portuguesas e á arte das terras conquistadas.Aqui ,um retrato de dom Afonso de Albuquerque.
A estrela da Companhia :AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO ,tríptico de um dos meus favoritos ,Hieronymus Bosch ,aqui apreciado pela ESTRELA do PERNA DE CACHORRO.
Para sentar e se extasiar num mundo de beleza. O Museu tem ainda belos jardins e um ótimo café e restaurante internos.Programa para um dia inteiro se o seu roteiro permitir.
A Cereja do bolo: Não bastasse o rico acervo do MMNA ,esta bela JUDITH de Lucas Cranach ,O velho estava la´emprestada pelo Metropolitan de New York.Como se precisasse...
FAÇA A COISA CERTA:
Sítio Eletronico :
www.mnarteantiga-ipmuseus.pt
Como chegar :
O Metrô não vai até lá.Pegue o mesmo onibus que vai para Belém ,o 727 , na praça Marques de Pombal.
Para bem na Porta!
"Em cada chegada,eu sou uma partida"(NIETZSCHE)

Este é o relato diário das viagens de Sérgio e Ariane,como me foi transmitido e pelo qual faço testemunho fiel...
Os Exploradores!
Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!

Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário