Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sexta-feira, 25 de abril de 2014

CAVES DO VINHO DO PORTO

Vila Nova de Gaia , Portugal

Passeio quase obrigatório quando se visita a 2ª cidade de Portugal , as caves de Vinho do Porto são hoje mais uma curiosidade turística do que parte da cadeia de produção da famosa bebida fortificada , que foi quase toda transferida  para a cabeceira do Rio Douro ,onde também se localiza a vitivinicultura.
Os enormes casarões e galpões que se vislumbram na margem oposta ao Cais da Ribeira ,já na cidade de Vila Nova de Gaia , abrigam agora armazéns para as pipas e ,principalmente , centros de divulgação e marketing das dezenas de tradicionais marcas que tem sede na cidade.

Ramos Pinto , Ferreira , Fonseca ,Sandeman ,Cálem são alguns dos rótulos centenários ,quase sempre nas mãos de ingleses ,que perfilam numa enorme alameda junto ao Douro ,chamada Avenida Diogo Leite , que depois muda de nome para...avenida Ramos Pinto ,nome icônico da industria local .Todas possuem bons sítios eletrônicos ,que permitem escolher e planejar com antecedência os horários mais adequados para a sua visita . Para comodidade do leitor ,ao final desta matéria , publicamos alguns endereços.



Escolhemos a Sandeman , aquela que tem como ícone um sujeito misterioso de capa negra e chapéu de toureiro. E foi com estes mesmo trajes que nos recebeu a simpática mocinha ( foto abaixo ) , para variar Maria , que nos guiou durante nossa jornada pela cave.





A severa indumentária nada mais é que uma referencia da família inglesa ,dona do negócio, aos ramos a que se dedica : Vinho do Porto em Portugal ,daí a capa negra dos estudantes de Coimbra e Xerez ,na Espanha ,simbolizada no chapéu de toureiro.
A visita se inicia por um curta metragem contando a história da empresa  , seguida por um tour pela cave  que contempla todas as etapas da elaboração do precioso vinho, fortificado a partir da adição de aguardente vínica .
Ao final , todos se sentam ao redor de imensas e pesadas mesas de madeira ,num bar que lembra o pátio de um castelo medieval ,para uma sessão de degustação de alguns dos produtos da casa . Há também a possibilidade de solicitar taças avulsas de outros rótulos pagando a parte .Difícil é faze-lo e não sair trocando os passos  ,pois a graduação alcoólica média do vinho do Porto é 20º.


Há também uma agradável  boutique onde é possível comprar absolutamente tudo relacionado à marca Sandeman ,desde garrafas até acessórios , passando por gravatas e camisas sociais .
Um passeio para todos os sentidos do corpo!!!





FAÇA  A COISA CERTA:

A melhor maneira de chegar á avenida Diogo Leite , já em Vila Nova de Gaia ,é pelo Cais da Ribeira no Porto , atravessando a deslumbrante ponte D. Luis ,obra do escritório de Gustave Eiffel. Ao final da ponte ,basta dobrar á direita e escolher sua cave preferida.
Sitio eletronico da Sandeman :

3 comentários:

  1. Caves Calem e assistir ao espectáculo Fado in Porto! Recomendo vivamente!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Sou da editora Mol e gostaríamos do email de contato do blog/site
    para o envio de material de divulgação
    meu email é camila.pereira@editoramol.com.br
    Agradeço desde já

    Abraços,
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Para variar, não. O nome dela é Ana Lúcia Sousa.

    ResponderExcluir