Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Assunção - Pantheon de los Heroes

Assunção é uma simpática capital , de alma platina como Buenos Aires e Montevideo . Aliás , por que nós , brasileiros , aportuguesamos seu nome e não fazemos o mesmo com Santiago e com a citada capital argentina ?
Traçado de ruas em forma de tabuleiro de xadrez , edificios baixos, grandes "plazas" e construções antigas , nos permitem, claramente ,identificar uma cidade com matizes espanholas .
" Tudo é história" já dizia aquela antiga coleção de livrinhos de bolso da editora Brasiliense , que eu devorava na juventude e com o Paraguai não é diferente . Fruto de uma guerra insana que o devastou durante 6 anos , somada a mais 8 de ocupação aliada , na qual não houve mocinhos e bandidos , mas todos tiveram culpa , a pobreza é uma marca do país . Apesar de alguns shoppings modernos e bairros (muito ) ricos ,alternados com areas miseráveis como no Brasil , o tom geral é de uma cidade com poucos recursos para investimento social e infra-estrutura . Não se percebe aqui , o surto desenvolvimentista que o Brasil experimentou nos ultimos 20 , 25 anos . As coisas parecem um pouco paradas no tempo .
Mas Assunção tem fascinio , tem alma . Nas garrafas térmicas (com agua gelada)  do onipresente TERERÉ , carregadas por todos , nas falas e escritas em guarani , língua dominada por todos no país , ao lado do espanhol , no sorriso e respeito de todos que lhe dirigem a palavra .Soma-se a tudo isso , belas construções históricas , excelentes restaurantes e muita História ,assim mesmo com H maiúsculo para contar .
E é por ela que eu começo este passeio pela cidade , mas especificamente pelo PANTHEON DE LOS HEROES .
O monumento foi mandado construir pelo amado (e por muitos também odiado ) presidente Solano López , aquele que nós conhecemos dos livros de história do ginásio , em 1863, como templo religioso . Foi projetado pelo arquiteto italiano Alejandro Ravizza  , com clara inspiração na igreja dos Inválidos de Paris . Quiseram a sorte e as circustâncias que , assim como o templo francês  ,sua destinação final fosse de mausoléu e não de capela , e hoje lá se encontram os esquifes do Próprio López , de seu pai e também presidente Carlos Antônio , seus generais e do "soldado desconhecido ".Sua construção foi interrompida pela Guerra da Tríplice Alinaça contra o Paraguai e só foi concluída em 1936 , após a Guerra do Chaco.

A arquitetura ´do monumento é linda e sua cúpula lembra muitos "Os Inválidos " de Paris .


 

Soldados da Marinha paraguaia se postavam , estáticos como os célebres guardas ingleses , á porta do Mausoléu.



Os túmulos , respeitosamente cobertos com a bela bandeira tricolor .




O esquife do Presidente Solano López . Sob seu governo ,a guerra terrível .



Há uma pequena capela dedicada a Nuestra Señora de Asuncion.




FAÇA A COISA CERTA : Endereço - Calle Palma entre Chile e Nuestra señora de Asuncion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário