Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O CORAÇÃO DO REI

O Porto , Portugal

Naquela portinha , lá em cima , está o coração do Libertador ou o Herói sem nenhum carater na definição de sua melhor biógrafa , Izabel Lustosa.

A escadaria da igreja da Lapa , no Porto.


O CORAÇÃO DO REI

Este é um passeio para iniciados !! Todos os anos milhares de brasileiros visitam O Porto e se perdem entre as delícias de suas ladeiras e os encantos de seus vinhos . Mas pouquíssimos descobrem uma relíquia relacionada a História do Brasil , guardada a sete chaves em uma de suas igrejas menos badaladas : O Coração do libertador , o Imperador D. Pedro I.
A história de como ele foi parar lá é igualmente deliciosa e como o PERNA DE CACHORRO é cultura , vou contá-la.
D.Pedro I governou o Brasil por 9 anos e apesar de seu ideário liberal de que tanto se orgulhava ,se caracterizou por uma série de atitudes absolutistas que o desgastaram junto aos brasileiros . Sua situação se tornou insustentável e ele se viu forçado a abdicar da coroa em favor de seu filho , D. Pedro II.
Em Portugal , a situação não era melhor . Ele havia casado sua filha , Maria da Glória com seu irmão mais novo D. Miguel , logo após a morte de seu pai D. João VI , na intenção de que a pequena princesa , carioca da gema  , se tornasse rainha de Portugal . Acontece que D. Miguel deu uma de Migué (perdoe o trocadilho ,não resisti )e ,num golpe de Estado ,anulou o casamento e tomou a Coroa para si , governando Portugal com mão de tirano.
D. Pedro , que nunca levou desaforo para casa , resolve  então juntar alguns patriotas portugueses e outros tantos mercenários e , em condições quixotescas desembarca no norte de Portugal para retomar o trono do país e implantar uma monarquia liberal(ele , que era chamado de absolutista no Brasil!!)
Após algumas vitórias iniciais , chegam ao Porto onde encontram um cenário hostil , com a cidade sitiada pelos miguelistas ,que reuniam todo o contingente e armamento do exército português .O cerco do Porto dura mais de um ano , períodos em que os víveres tornam-se escassos ,obrigando os moradores e o exercito de D. Pedro a se alimentarem de ratos e insetos. Após muitas escaramuças e luta de guerrilha , os liberais rompem o cerco e partem para uma série de vitórias sobre os absolutistas até a conquista de Lisboa.
 D. Pedro  pede , em gratidão ,que seu coração seja guardado na cidade do Porto após sua morte e dá a cidade o titulo de “A Invicta” , ostentado até hoje ,e visto em inúmeras citações. O governo liberal é restaurado e D. Maria da Glória é a primeira , e única , brasileira rainha de Portugal da história (ela arrumou um novo marido , D. Fernando , mas aí é outra história ).
E é este o coração que está guardado a sete chaves dentro de um pote de cristal ,escondido num cofre na parede da igreja da Lapa , no Porto.
O cofre tem uma grande porta de ferro ,onde está descrito seu conteúdo e só é aberto quando da presença dos presidentes do Brasil e de Portugal . O ultimo presidente  brasileiro a visitar a relíquia foi Luis Inácio Lula da Silva.



SERVIÇO :
Igreja da Lapa :
Largo da Lapa , Porto , Portugal
Metrô : Estação Faria Guimarães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário