Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sábado, 14 de maio de 2016

DEUS SALVE A BANDEIRA INGLESA



                                                                BODAS

                                       Ney Matogrosso
                                       (...)
                                       Chegou no porto um canhão
                             De repente matou tudo, tudo, tudo, tudo
                             Capitão senta na mesa
                             Com sua fome e tristeza-eza-eza-eza
                             Deus salve sua rainha
                             Deus salve a bandeira inglesa (...)
De que a Inglaterra é a maior nação pirata do mundo , não paira dúvida.Um país riquíssimo ,que nunca produziu absolutamente nada ( os Beatles e o Gordon Banks não contam )e sempre se locupletou às custas das riquezas alheias , saqueadas lícita ou ilícitamente.
O que vem ao caso, agora, é que a Guerra das Malvinas não foi , nem de longe o único arranca-rabo importante entre os súditos da rainha e os hermanos do Prata .Além do conflito de 1982 e da invasão inicial das ilhas em 1832 , por duas vezes seguidas , em 1806 e 1807 , Buenos Aires foi tomada de assalto por tropas britânicas .Na primeira (La Defensa) conseguiu resistir e na segunda (La reconquista ) foi ocupada e depois retomada pelos argentinos.
Uma igreja no histórico e boêmio bairro de San Telmo é testemunha ocular destas pelejas . Em 1806 ,após vitórias iniciais , os ingleses tomaram a Basílica de Nuestra Señora del Rosário e , protestantes ,proibiram o culto à Virgem.O Vice-rei Santiago de Liniers ,prometeu então , ao vigário do local ,que tão logo recuperasse o controle da capital , lhe entregaria todas as bandeiras britânicas, tomadas em batalha .
Assim foi feito , Buenos Aires voltou às mãos espanholas e passado o quiprocó , as bandeiras foram doadas e hoje se encontram em exibição na bela Basílica , podendo ser visitadas em sua bela sacristia , ricamente ornada em mármore .
Assim ,quando for a San Telmo , especialmente nas animadas feiras de domingo , não deixe de passar pela igreja e tirar um pouquinho de onda desta (rara) derrota e humilhação anglo-saxã .
Eu lavei minha alma !
Oito bandeiras tomadas em combate podem ser vistas na sacristia da igreja .

Manuel Belgrano , um dos próceres da Independência Argentina está sepultado no átrio do templo







FAÇA A COISA CERTA :Endereço Calle Defensa ,442 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário