Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

À MESA COM GABO

La Mulata , a indicação do "Perna" em Cartagena

 


Impossível caminhar por Cartagena , sem a onipresença de seu escritor mais ilustre , Gabriel Garcia Marquez ( Tá bom , eu sei que ele nasceu em Aracataca !).





Seus personagens saltam de seus romances para as ruas , igrejas e arcadas da velha cidade murada , nos convidando a imaginá-los, como um dia Gabo os criou . Sierva Maria , Fermina Daza , Florentino Ariza , Padre Cayetano Delaura cruzam permanentemente com turistas e moradores através das cores , aromas e sabores desta cidade morena .

Aguçando os sentidos , a cozinha dos livros do Premio Nobel de Literatura está presente em Cartagena nas frutas exuberantes das palenqueras , no cheiro de marisco e pescado , nos quitutes do "Portal de los dulces" que remetem aos doces conventuais do Convento de Santa Clara . 
É esta cozinha , saborosa e sensual , que o PERNA DE CACHORRO  vem destacar e personificar num Restaurante charmoso e despojado , situado dentros dos muros do bairro velho : La Mulata .

Depois , em outras matérias contaremos de outras descobertas gastronômicas .




Os ambientes são bem servidos de ar refrigerado , condição essencial mo calor absurdo de Cartagena .


Ocupando um casarão antigo e amplo , o La Mulata tem por lema "Cozinha honesta" , o que descreve bem seu requinte culinário ,casado com ótima relação custo/benefício . 

A decoração é eclética , bem do jeito que nosso editor( eu mesmo)aprecia  cheia de quadros , esculturas e retratos que vão de Carlos Valderrama  a Fidel . Mais pop impossível ! Sem falar na miríade de peixes e cenários náuticos espalhados pelo teto , no melhor estilo "Cassino do Chacrinha" .

 Logo na chegada , você é mimado com uma suculenta sopa de pescado  , de cortesia . Dá para regular a quantidade de coentro ( cilantro , para eles) a níveis menos soteropolitanos , ao gosto do freguês , como é o meu caso .



Os pratos principais , invariavelmente frutos do mar , afinal você está no Caribe , obedecem ao que os cartageneros chamam de "Comida Corriente " , que seria próximo dos nossos "Pratos do dia" , só que com mais opções . Desta forma , a cada dia perfilam entre 8 a 10 variantes que incluem risotos , ensopados , empanados , quase sempre acompanhados do "Arroz de coco" iguaria local , ligeiramente adocicada e acastanhada . Ah .. e com um charme a mais :Uma indolente folha de bananeira a forrar todos os pratos .
Estivemos no La Mulata , três vezes na mesma semana e , entre refeições e "beliscadas " experimentamos uma meia dúzia de receitas diferentes . A marca de todas é o esmero na elaboração , a suavidade e harmonia na combinação de temperos, locais ou não , surpreendendo qualquer tipo de paladar , neste mundo tristemente globalizado e pasteurizado .


Um dos salões troca a refrigeração artificial pelo frescor de plantas ornamentais e ventilação natural . Ainda assim , eu sugiro o bom e velho ar condicionado . Fica ao seu critério qual comedor escolher .
É isso ! Pode ir com o espírito desarmado  deixar-se seduzir por este lugar !



FAÇA A COISA CERTA :

EndereçoCalle Quero 9 58 , Cartagena De Indias,  Colômbia
Horário: Todos os dias , exceto segundas feiras .



Um comentário:

  1. Adorei o blog, muito fofo!!! AMO cachorros, e criei um blog só pra eles, como você!! Se puder me seguir, agradeço
    http://caesdepelo.blogspot.com.br/2017/02/como-adestrar-um-filhote-de-cachorro.html

    ResponderExcluir