Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

As múmias crianças de Llullaillaco

SALTA , ARGENTINA .

No início da década de 90 , uma descoberta no norte da Argentina abalou o mundo da Arqueologia e da História  : As múmias de Três crianças incas , em perfeito estado de conservação, foram  encontradas na cratera do vulcão Llullaillaco  , próximo da cidade de Salta.


As crianças , no local onde foram encontradas.

O achado entusiasmou estudiosos das civilizações pré-colombianas e revelou , quase integralmente , o bizarro ritual de oferendas humanas , particularmente crianças , comum entre os Incas ,lançando novas luzes sobre esta desenvolvida e misteriosa civilização .

Todos os anos , as quatro regiões ,ou “Suyus” ,que compunham o chamado “Tawantinsuyu “ (O nome do Império Inca , em Quéchua , sua língua nativa) ofereciam ao Monarca , o Filho do Sol , algumas de suas crianças , escolhidas sempre entre as mais belas e saudáveis .

 Estas crianças eram levadas em procissão até Cusco , a capital , cercadas de presentes , comidas e festejos . Em Cusco ( o “umbigo do mundo “ , em Quéchua ) elas eram apresentadas ao Imperador que as consagrava a Inti , o Deus-Sol . Para as famílias incas ter uma criança escolhida para este ritual era uma honra e uma imensa alegria , associadas a prosperidade , à fertilidade e à fartura da colheita .
Abençoadas , as crianças eram devolvidas aos seus respectivos “Suyus”  para onde retornavam sob júbilo e glória . Eram então embriagadas pela ingestão da ” Chicha “ bebida sagrada obtida a partir da fermentação do milho roxo e levadas até uma montanha ou vulcão de grande altitude , onde eram deixadas adormecidas para morrer de frio . Na crença “Quéchua” , Inti vinha buscar suas almas para junto de seu convívio

O ineditismo do achado de Llullaillaco reside na perfeita conservação , não só das múmias ,mas de todos os utensílios e brinquedos dispostos em sua morada final .
Para abrigar este Tesouro , o Governo Argentino , ergueu um Museu à altura de sua importância na cidade de Salta , capital da província de mesmo nome . O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ALTA MONTANHA é a jóia da coroa do turismo do Norte da Argentina  e sua estrutura física e exposição condizem com a importância da descoberta .

O PERNA DE CACHORRO teve o privilégio de conhecer este espetacular museu ,que passamos a descrever .
Tudo no MAAM , onde são proibidas fotografias ,é voltado para o acervo de Llullaillaco . As salas são climatizadas com um frio intenso que emula o ar gélido da montanha e uma trilha sonora reproduz o ruído dos ventos e tempestades de neve .
As primeiras salas mostram os equipamentos e as fotos da expedição arqueológica , com manequins vestidos com a pesada indumentária usada pelos cientistas ,exigida para este tipo de exploração.

A "Donzela" sendo preparada , pelos cientistas do museu , para exibição  .

Em seguida vitrines exibem os brinquedos e oferendas encontrados junto às crianças , todos em perfeito estado de conservação , garantido pelas baixas temperaturas da cratera do vulcão , inclusive os adornos feitos com plumagens . Numa amostra de que o machismo é ancestral ,os brinquedos do menino incluem soldadinhos e armas e das meninas panelinhas e outros utensílios domésticos .


Brinquedo encontrado junto ao "Menino "

O gran finale da exposição , obviamente são as múmias , expostas numa redoma de vidro , onde se tem a opção de apagar as luzes , haja vista que as imagens podem ser – e são ! – chocantes . Trata-se afinal da visão de 3 cadáveres , perfeitos e intactos , que pode ferir as pessoas mais sensíveis .
São três as crianças , que receberam como nomes : “A menina do raio “ , devida a um ferimento em seu rosto , possivelmente causado por descarga elétrica , “A Donzela “ , por ser a mais velha ,próxima dos 15 anos e “ O Menino “ , o mais jovem com cerca de apenas 6 anos  . Os três nunca são expostos simultaneamente , para sua melhor conservação, e o rodízio de exibição muda a cada 6 meses . Durante a nossa visita , o exposto era “ O Menino” .



A "Menina do Raio " e suas feições perfeitamente conservadas .


Se Salta é uma joia do norte argentino , o MAAM é sua pedra mais preciosa .
Não perca .


ESCLARECIMENTO :
AS FOTOS USADAS NESTA CRÔNICA SÃO DE ARQUIVO , OBTIDAS NA INTERNET , DEVIDO À PROIBIÇÃO DE TOMADAS DENTRO DO MUSEU .


O Museu fica em um prédio histórico da Praça 9 de Julho , completamente readaptado as suas novas funções , com modernas instalações e equipamentos . 


FAÇA A COISA CERTA :  MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA ALTA MONTANHA
Endereço : Calle Bartolomé Mitre , 77 , Centro , Salta Argentina .
Horário de funcionamento : De Terça a Domingo , de 11:00 às 19:30 hs
Sítio Eletrônico :  www.maam.gob.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário