Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

domingo, 24 de junho de 2018

GÜEMES , O HERÓI DO NORTE


SALTA , ARGENTINA .                

A  extensa galeria dos grandes heróis argentinos é , mais ou menos , conhecida pelos brasileiros , de tanto ouvirmos os seus nomes , visitando suas cidades , nos nomes de times de futebol , na escola , ou em alguma homenagem ouvida nos noticiários .

José de San Martín , General Belgrano , Bartolemeu Mitre são alguns dos nomes que soam familiares aos nossos ouvidos e  têm , em comum , o fato de serem oriundos das províncias centrais argentinas , como Buenos Aires e Santa Fé .


Entrada da casa onde Güemes morou , em Salta , e onde sofreu a covarde emboscada .


Quando se visita o norte do país , entretanto , outra figura desponta batizando Praças , Aeroportos e galerias . É Miguel Martín de Güemes , o valente general do exercito independentista que conteve a contra -ofensiva espanhola vinda do Perú e da Bolívia .

Filho de espanhol , Güemes é saltenho e cedo foi à longínqua Buenos Aires estudar e iniciar sua precoce carreira militar . Na capital nacional , ajudou a combater as duas invasões inglesas do início do século XIX (alguns países , como o da Rainha , têm a pirataria no DNA!)  e se destacou como excelente aluno da academia militar .
Formado , Miguel pede transferência para sua terra natal , saudoso e preocupado com o estado de saúde do pai . Para seu lamento , entretanto , que não chegaria a revê-lo , tamanha a duração da viagem de volta .


Figuras de terracota em tamanho real relembram a legião de cidadãos nortistas que seguiam Güemes em sua luta contra os espanhóis.


Güemes ,logo se destaca no comando das tropas nortistas e quando estoura o movimento independentista , assume como General de San Martín , contra os espanhóis . A luta é renhida e são travadas dezenas de batalhas no norte argentino , responsáveis por deter a conta ofensiva da metrópole a partir das tropas estacionadas no Vice – reino do Peru .

Num momento de trégua , Güemes sofre uma covarde emboscada dentro do pátio de sua casa e tomba , gravemente ferido . Salta , então , é cercada por tropas espanholas que controlam a entrada de víveres  e suprimentos .

O Museu Güemes se vale de interessantes recursos multimidia para contar a história do Herói . Este quadro , famoso na Argentina , que reconstitui os  momentos finais do General , ganha vida numa sala escura , como se fosse um desenho animado  .

Entre a vida e a morte, os espanhóis chantageiam Güemes , propondo assistência médica , em troca de sua rendição . O bravo oficial manda chamar seu Imediato e pede que ele comande a resistência da cidade , abraçando de forma heroica o seu fim e não se curvando à exigência dos colonizadores . Morre o homem e nasce o mito .
O belo monumento a Güemes nos arredores de Salta . Na véspera da data de sua morte , centenas de "Gaúchos " fazem aqui uma vigília de uma noite em sua honra


Hoje , é difícil caminhar algumas quadras por Salta sem se deparar com seu nome em algum logradouro ou espaço privado da cidade , inclusive seu aeroporto .
Voce pode conhecer e admirar a história de Güemes , em vários espaços de Salta , como no gigantesco monumento  que o homenageia , em sua cripta na catedral ou no espetacular museu multi- mídia , abrigado em sua residência  original .

FAÇA A COISA CERTA :
-MUSEU GÜEMES : Calle España , 730 , centro , Salta .
                                   Sitio eletrônico   www.museoguemes.gob.ar
                                   Horários : De Terça a domingo , de 11:00 às 19:00.

-MONUMENTO A GÜEMES : AV. Uruguay 4400

-CRIPTA DE GÜEMES : Catedral Basílica de Salta , Calle España , 588 .

Um comentário:

  1. Como a internet é linda, estava pesquisando sobre a Obra 'A Última Ceia' de diversos artistas, e o link me puxou aqui. valeu muito agradecido. Continue com suas postagens.

    ResponderExcluir