Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CANAL DO PANAMÁ

LAST BUT NOT LEAST, chegamos ao Panamá!Passamos 24 horas nesta Miami latina,tentando aproveitar freneticamente os ultimos momentos da viagem!O Panamá tem várias áreas de zona livre para comércio,isentas de impostos.Um free shop em cada esquina,Ariane em extase!

Obviamente,começamos pela parte cultural ,realizando um dos meus grandes sonhos ,conhecer o canal do Panamá.Eu explico:Lá pela 7ª serie,no vetusto colegio Santo Antonio,tivemos uma lição de ingles cujo título era A man,a plan,a canal Panamá.O texto,cujo objetivo era só ensinar a gramatica de Sheakspeare,versava sobre a descoberta ,por Vasco Nunes de Balboa ,do estreito istmo que daria origem ao canal,onde ele teria vislumbrado,do alto de uma montanha,500 anos atrás, a possibilidade desta fantástica obra de engenharia.

Não aprendi nada de ingles ,mas esta historia ficou na minha cabeça.E virou um sonho conhece-lo!Agora ,mais uma vez,o homem realiza os sonhos do menino.Ao me ver diante do canal,senti a mesma emoção de quando vi pela 1ªvez a Mona Lisa,o Arco do triunfo ou o gramado do Maracanã .Enfim,uma daquelas coisas que eu precisava de fazer ,antes de morrer.

Outra historia curiosa:Estavamos brincando no computador,esperando o taxi em Bogotá,a caminho do aeroporto,para irmos ao Panamá.Entra o Anderson pelo messenger do Yahoo e posta :A man,a plan,a canal Panamá!



Atras de mim ,esta a entrada do canal ,vinda do oceano Pacífico.Nesta altura o canal é baixo e os navios precisam ser elevados ,por um sistema de eclusas(piscinas) até a altura do lago Gatún,que fica no meio do canal.




Olha que legal:Depoi que o navio passa, a porta da eclusa fecha e o piscinão enche de agua para elevar o navio.






Aqui está a segunda eclusa,com a agua já elevada,no mesmo nivel do lago Gatún,que esta atras.Após o lago e atrás daquelas montanhas ,está o oceano Atlantico.





Este é o centro de visitantes do Canal do Panamá,um complexo turistico com lojas,audio-visual,restaurante e mirante onde se aprende tudo sobre esta obra impressionante.

Antes dos americanos,os franceses tentaram por quase 10 anos,fazer um canal,porém sem respeitar a topografia do lugar.Morreram milhares de operarios e a empreitada fracassou.

Mais pragmáticos ,os americanos forneceram armas aos habitantes da então provincia do Panamá,para que se rebelassem contra a Colombia,então dona daquele território.Independente,o Panamá foi tomado pelos yankees,que se apossaram daquelas terras por quase 100 anos.Construiram os sistemas de eclusas e só largaram o osso em 1999.Durante todo o seculo XX,os panamenhos não receberam um vintém de seu rico canal.Hoje a taxa é de 100 mil dolares,paga por cada navio pela travessia e um novo canal ,mais amplo, está sendo construido pelo país,ao lado do atual







Um comentário:

  1. Cade o endereço das compras no Panamá Sergio?? É um paraiso, já sei, mas quero nomes!!!!hahahaha
    beijos

    ResponderExcluir