Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

A ROTA LUND

 Peter Willhem Lund foi um médico dinamarques que veio ao Brasil em  1825 ,para estudar Botanica e Zoologia para o Museu de História Natural de Copenhaggen.
Chegando aqui ,se deslumbrou com os fósseis que encontrou na região central de Minas Gerais e passou a dedicar-se á Paleontologia.Seus trabalhos desenvolveram-se ,principalmente entre as cidades de Lagoa Santa e Cordisburgo ,tendo enviado milhares de exemplares de ossos e ferramentas primitivas para seu país de origem.Poucos de seus achados retornaram ao Brasil .Lund é considerado o pai da Paleontologia Brasileira.
Buscando reunir os locais pesquisados pelo dinamarques em um único circuito ,foi criada em Minas Gerais a ROTA LUND ,integrando locais que já faziam parte do turismo local em um único roteiro.

 A ROTA se inicia no Museu de História Natural da PUCMG ,em Belo Horizonte ,vítima de um incendio em Janeiro de 2013 e já em reforma .Passa depois por 3 grutas exploradas pelo cientista :Lapinha em Lagoa Santa,Rei do Mato em Sete Lagoas e Maquiné em Cordisburgo.

 Contando com a presença do Príncipe Herdeiro da Dinamarca foi inaugurado em 2012 o Museu Peter Lund ,junto a gruta da Lapinha. O museu ainda está sendo estruturado ,seu acervo ainda é modesto,mas é um bom Portal para o inicio da visita á Gruta.

 Todas as visitas são guiadas .O ingresso custa R$ 15,oo por pessoa.Os guias são excelentes e moram no próprio parque ecológico ,onde fica a Gruta .Após um roteiro rápido pelo Museu ,onde são contados detalhes da vida e do Trabalho do Dr Lund ,todos recebem gorros descartaveis e capacetes e partem ,em grupo ,para a caverna.
 A seguir uma visita de aproximadamente 1 hora é realizada ,onde são apresentados os salões ,com sua maravilhosa arquitetura natural ,e informações sobre a história do local e da fauna que o habita (Morcegos ,aranhas ,etc).

 Cada salão ,uma obra de arte da natureza.

  Anexo ao complexo ,há um museu particular ,o MUSEU DO CASTELINHO ,muito pitoresco ,com entrada a R$ 3,OO. Não deixe de ir.
Mapa esquemático de como chegar á Lapinha e ao Museu.

FAÇA A COISA CERTA:
Informações sobre sua visita no sitio :
http://www.lagoasanta.com.br/gruta/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário