Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CUENCA-O novo lar de Marcela

 A Marcela é amiga da Renata ,minha sobrinha e está se preparando para passar um ano na encantadora Cuenca ,Equador ,estagiando na administração local.Esta postagem é minha modesta contribuição para sua feliz estadía.
Eu adoro escrever sob encomenda.Assim eu tenho a certeza de que ,pelo menos ,uma pessoa vai ler (eu acho !).Então vamos para os Andes !!!...
COMO CHEGAR:
Não há voo direto do Brasil para Cuenca ,sendo obrigatória a passagem por Quito .Avianca e Copa são algumas das companhias aereas que fazem este trajeto.Dentro do Equador ,companhias domésticas como Tame e Aerogal ,voam até Cuenca.Nós optamos por esta ultima (foto acima).O curioso é que ao invés do carrinho com lanches ,a aeromoça passa com uma bandeja enorme distribuindo salgadinhos ,como se voce estivesse numa festa ,seguida por outra trazendo suquinhos em caixinha.Prático ,rápido e gostoso ,pois o voo dura menos de uma hora.
 INFORMAÇÕES:
www.aerogal.com.ec


 No trajeto de Quito a Cuenca voce será brindada com esta estupenda vista dos Andes .Se o ceu estiver limpo ,melhor ainda ,poderá admirar a chamada AVENIDA DOS VULCÕES ,corredor natural cercado por dezenas destas formações geológicas .Aliás ,para quem gosta de turismo de aventura ,vários deles podem ser escalados ,acompanhados por guias ,é claro !
 As tres cúpulas azuis da Catedral de Cuenca são o cartão postal principal da cidade.Linda e riquíssima, essa é ,na verdade ,a nova Catedral e data de 1885.A antiga ,bem mais modesta ,ainda pode ser visitada no centro histórico.
 O produto mais típico de Cuenca é o chapéu do Panamá!
COMO ASSIM?
Acontece que o chapéu do Panamá  NÃO é fabricado naquele país e sim ,nas cidades equatorianas de Cuenca e Montecristi .Na época da construção do famoso canal ,com a quele sol de rachar os miolos da América central, milhares de unidades foram encomendadas aos artesãos destas cidades ,consagrando o nome do chapéu.
A qualidade dos sombreros de Cuenca é inconfundível e são centenas de pequenas fábricas espalhadas pela cidade.Encontra-se todo tipo de preço e são presentes excelentes para trazer ,exceto pelo incomodo de carrega-los fora da mala.
Outra coisa que voce encontra no Equador ,mas é Peruana É a INCA KOLA ,este refrigerante amarelo da foto ,com divino sabor de frutas.Pode trazer uma garrafinha pra mim !
 Ruas limpas ,belas construções históricas ,muitas igrejas e museus.Assim é Cuenca!
 Santa Ana de los Rios de Cuenca é o nome oficial da cidade.Cuenca quer dizer bacia e a cidade é a confluencia de 4 rios ,como o da foto.
 O MELHOR:Meu passeio favorito foi o MUSEU DO BANCO CENTRAL DO ECUADOR!
Trata-se da filial do museu quiteño de mesmo nome e reune os preciosos tesouros arqueológicos do País.Uma preciosidade.Vá várias vezes ,Marcela.Além de jóias ,artefatos e utensilios incas ,há raridades como cabeças encolhidas de civilizações que hábitaram a amazonia equatoriana.Um luxo!
Atrás do museu (foto abaixo) está o sitio arqueológico de PUMAPUNGO ,antiga cidadela inca ,usada como entreposto para alojamento e reabastecimento das tropas imperiais.Peça para fazer a visista guiada e desfrute da reconstituição da flora e das culturas alimenticias originais,além de apreciar as ruinas.
No local há ainda criação de Lhamas , alpacas e vicunhas (cuja diferença eu jamais saberei entender!)

PARA SABER MAIS:

www.pumapungo.org

 Minha sugestão de restaurante é o EL MAIZ ,situado na Calle Larga ,uma das vias principais da cidade.Sinta-se como um imperador Inca ,degustando pratos nativos com acento gourmet.Imperdível!

COMO CHEGAR:

av.Calle Larga 1-279
 O centro comercial ,mais popular ,é meio caótico e um pouco mais sujo ,mas ainda assim cheio de belos detalhes como estas arcadas circundando as praças.
 Mais PUMAPUNGO!
 Nossa hospedagem foi no hotel EL DORADO ,que ,em 2008 ,acabava de ser inaugurado.Muito ,muito bom!

Endereço do sitio eletronico:
www.eldoradohotel.com.ec


Como se não bastasse ,a cidade exporta flores! O que pode ser mais poético ?

ENFIM ,amo esta cidade e quero muito voltar a visita-la.Seja feliz aí ,MARCELA !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário