Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

MEMORIAL -Sou do mundo ,sou Minas Gerais

 Desde que foi inaugurada a Disneylandia Governamental ,no caminho de Vespasiano , os prédios históricos da Praça da Liberdade ,em Belo Horizonte ,foram repassados á iniciativa privada e á orgãos federais ,para a criação do chamado CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE.

Estes edificios datam da fundação da cidade e foram planejados para abrigar a administração pública do Estado ,na nova Capital ,inaugurada em 1897.São construções neoclássicas belíssimas que hoje albergam  instituições como o Espaço TIM-UFMG do conhecimento (planetário) ,o futuro Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte e o Memorial de Minas Gerais ,que conheceremos a seguir.
 O Memorial é um enorme museu sobre a história da fundação ,povoamento e construção da Capitania das Minas Gerais ,desde o tempo de colônia portuguesa , até os períodos imperial e republicano.
Mas não espere encontrar aí pratarias ,fardas de heróis ou exemplares de armas.Este é um museu que segue as modernas concepções de contar histórias ,sem necessariamente exibir objetos.É filho da mesma vertente que originou os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa em São Paulo.
O melhor exemplo da criatividade e das novas técnicas empregadas , é a sala da Inconfidência Mineira (foto).
Ali ,num cenário pomposo ,os visitantes se sentam em cadeiras giratórias (360º) ,diante de uma dezena de quadros ,onde atores estáticos representam heróis e vilões da conjuração.
De repente ,numa apresentação de cerca de 30 minutos ,os personagens ganham vida e começam a interagir e a contar ,para o visitante como passaram aqueles dias de sonhos ,intrigas ,traições e morte.
É como se voce estivesse assistindo a um video-teatro ,com trilha sonora e efeitos especiais.
SENSACIONAL!!!
IMPERDÍVEL!!!
 Aqui vemos ,em destaque ,o poeta Tomáz Antônio Gonzaga ,que contará  a triste história de seu amor frustado pela doce Marilia.
 Há dezenas de outras salas ,que se valem dos mais variados recursos audio-visuais ,para contar cada período da história.
Na recepção ,o visitante recebe audio guias (fones) ,que mudam automaticamente de assunto assim que se aproxima dos monitores de video.
A narração é de grandes artistas ,como Lima Duarte, Fernanda Montenegro ,Fernanda Takai ,Rogério Flausino ,entre outros.
 Emoldurando os diferentes cenários ,as belas escadarias da antiga Secretaria da Viação .O prédio é uma atração a parte.


FAÇA A COISA CERTA:
Memorial das Minas Gerais- Pça da Liberdade ,s/nº ,esquina com rua Gonçalves Dias.

Sitio Eletrõnico: http://www.memorialvale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário