Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CÓRDOBA , JESUÍTA


 A pergunta que eu mais escutei ,quando escolhemos o destino da última viagem foi : " O que voce vai fazer em Córdoba ? " .
Esta matéria é uma introdução ao assunto e procura mostrar a cidade fascinante que descobrimos no norte da Argentina .Córdoba tem tudo o que faz um grande destino turistico , muita história , belas paisagens naturais e excelente enogastronomia .Espero que gostem !


 Córdoba é o berço e o coração da colonização jesuíta na América do Sul . Era a partir da cidade nortenha que a congregação comandava todos os seus núcleos e ações no continente , inclusive as famosas "missiones " na região do Rio Grande do Sul e Paraguai , de onde saiu o personagem Pedro Missionero de " O Tempo e o vento" e a história do filme " The Mission " com Robert de Niro e Jeremy Irons .
Graças aos jesuítas , Córdoba tem seu centro histórico tombado pela UNESCO , como patrimônio da Humanidade , permeado de belas e suntuosas igrejas , casarões e escolas e Universidades.


Como era característica da ordem fundada por Santo Inácio de Loyola  , as atividades educacionais tinham protagonismo dentre as diretrizes da sua ação evangelizadora . Seus membros quase sempre tinham formação superior e a erudição e a excelencia academica como marcas comuns . Não por acaso, foram os Jesuítas que fundaram a primeira Universidade argentina , em 1613 , em Córdoba e não na capital , Buenos Aires (foto acima e as duas abaixo).
Impossível não ressaltar o contraste com os métodos da colonização portuguesa que vedava obssessivamente a construção de escolas em suas colônias , tamanho o medo de sublevação da população "esclarecida".


Há uma imperdível visita guiada .ás dependências da quadricentenária universidade , que inclui a  majestosa "Sala de grados " (porta, na foto acima ) , salão onde os futuros doutores defendiam suas teses e a biblioteca que conserva tesouros como uma biblia escrita em 6 idiomas, há mais de 500 anos , além de mapas e documentos originais do inicio da colonização argentina.


 Todo este cenário suntuoso  ,desfruta á noite de um elaborado sistema de iluminação que valoriza suas fachadas , numa cidade absolutamente segura para caminhadas neste horário. Acima , a frente da Universidade Nacional de Córdoba ,onde funciona sua reitoria. Abaixo e na primeia foto da postagem , a Catedral Jesuíta de 1577 , que merecerá uma matéria á parte.







SERVIÇO : Universidade Nacional de Córdoba 
Visitas guiadas , todos os dias , exceto segundas , as 15 :00 hs 
Preço : 15 ARGs
Calle Obispo Trejo ,242.

Nenhum comentário:

Postar um comentário