Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ASSUNÇÃO : PALÁCIO DE LÓPEZ

Atração imperdível , o Palácio de López é a sede do executivo paraguaio em Assunção .Aliás vale duas visitas , uma de dia para contemplar sua arquitetura ,sua proximidade com a baía do rio Paraguay e seu entorno ocupado pelo Centro Cultural "Manzana de la Rivera" e outra noturna , quando uma iluminação especial "pinta" suas paredes externas com as cores do país . Pena que não sejam permitidas visitas ao seu interior.

A História do Paraguai , como a de todas as sociedades é cercada de controvérsias . Para o povo paraguaio Solano López , o presidente que mandou construir o palácio para sua residencia pessoal é um herói injustiçado , que teria levado desenvolvimento extraordinário ao país durante meados do século XIX , quando toda a América Latina ainda engatinhava no processo de industrialização. Para a corrente dominante na historiografia brasileira , capitaneada pelo Professor Francisco Doratioto da Universidade de Brasília ,autor do clássico "Maldita Guerra ", López foi um ditador que , à parte algumas ações desenvolvimentistas isoladas , mantinha a população em situação de miséria absoluta .

O Palácio seria um reflexo do luxo em que vivia Solano e a elite dirigente local . Sua construção se iniciou em 1857 ,sendo concluída 10 anos depois , já em plena guerra . O governante buscou na Europa engenheiros e artistas de renome para levar a frentre seu projeto encabeçado pelo arquiteto húngaro Francisco de Morgenstern.

A Guerra da Tríplice Aliança quase destruiu o palácio , que não chegou a ser utilizado como residencia por López ,tal a severidade dos bombardeios da Marinha Imperial brasileira atracada na baía de Assunção , bem atrás do edificio . Após a guerra , o palácio foi ocupado como quartel general das forças brasileira , que o saquearam brutalmente . Num trabalho recente de restauração (2012) foram encontrados restos de pichações feitas por solados brasileiros em sua paredes , sob a pintura atual . Guerra é barbárie !


FAÇA A COISA CERTA - ENDEREÇO : Av. Paraguayo independiente s/nº


A inconfundível fachada neoclássica do belo edifício.


 A  bela bandeira tricolor .


Um navio de guerra fundeado na baía de Assunção em frente ao Palácio .


 A inesquecível visão noturna do palácio, iluminado nas cores do Paraguai. O PERNA DE CACHORRO contratou este belo luar para emoldurar suas fotos !



Um comentário:

  1. Esse palácio foi pintado de rosa há pouco tempo, não foi? Quando fomos lá, ele era branco. Será influência dos hermanos argentinos?

    ResponderExcluir