Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ALTA GRACIA , Província de Córdoba (Arg)

Alta Gracia é uma cidadezinha encantadora do norte argentino , próxima á Córdoba , que guarda muita história desde o período da colonização jesuíta .
É, porém, de um morador quase conteporâneo ilustre que vem sua fama mais recente : Alta Gracia , por seu ameno clima serrano abrigou , durante felizes anos da infância , o lider revolucionário Ernesto Che Guevara .
A casa em que o companheiro de Fidel morou é hoje um bem montado museu histórico . Outra atração imperdível da cidade é a estância Jesuítica , núcleo da colonização espanhola na região , mais tarde transformada em residencia de um dos mandatários do antigo vice reino do Prata .Além disso , charmosos cafés e bons restaurantes completam o agradável roteiro turístico de Alta Gracia .

O melhor acesso á cidade é a partir de Córdoba mesmo . Há uma estação de micro-onibus , o "Terminal mercado Sud" no final da avenida Illia , com saídas de 30 em 30 minutos, durante a semana . O percurso dura cerca de 1 hora e você pode pedir (aliás deve)ao motorista para deixa-lo(a) próximo á Casa do Che .

A antiga residencia da família Guevara é uma casa ampla ,avarandada , com lareira e quintal ,escolhida devido á frágil saúde do pequeno Ernesto , paciente crônico de bronquite .
Os cômodos estão decorados como eram originalmente, naquela época . O quarto do Chê , por exemplo , exibe sobre a escrivaninha os livros de aventura , como " Simbad , o marujo" ,que embalaram os sonhos juvenis do futuro herói da revolução cubana .


A fachada da linda casinha tem o menino ernesto sentado na varanda .




"La Poderosa "- O museu  afirma que é uma reconstrução da moto original.



O macacão de campanha do Guerrilheiro - O mundo nunca mais seria o mesmo depois dele.


Há preciosidades como a bicicleta motorizada que ele usou para uma viagem pelo interior argentino  e a  reconstituição  da célebre "La poderosa " , a motocicleta que o conduziu , juntamente com Alberto Granado, pela América do Sul profunda  , viagem imortalizada no emocionante filme de Walter Salles "Diários de motocicleta" .
Outra relíquia é um uniforme militar cubano usado pelo guerrilheiro . O museu possui bons guias impressos , inclusive em português , que permitem explorar com detalhes todos os ambientes .Há descrições de cada sala , de cada objeto .Um passeio imperdível !


Distando cerca de 15 minutos de caminhada , por ruas fartamente arborizadas , está a Estância Jesuítica de Alta Gracia , cuja construção é datada de 1643.
Trata-se de um complexo usado pelos missionários como escola , residencia e templo , durante o processo de catequese dos nativos daquela região .


A entrada da missão jesuítica de 1643.




A residencia do antigo Vice-Rei da região do Prata .




Os bem cuidados jardins dos padres jesuítas permanecem intactos .




A Iglesia Paroquial de Nuestra Señora de la Merced integra o complexo arquitetônico.


A Estância possui dois pátios internos ajardinados , em torno dos quais se situavam as salas , oficinas e demais dependencias empregadas no trabalho jesuíta .
Posteriormente , o local foi transformado em residencia particular do Vice rei do Prata Santiago de Liniers , sendo seus cômodos adaptados para uma luxuosa moradia de campo .
 Por isso , parte do complexo está decorada com móveis de época reconstituindo o ambiente em que vivia o Conde e sua família .
Ao lado da Estancia , um açude artificial , "El Tajamar" (1659) , construído pelos jesuítas para abastecimento da Missão ,completa a paisagem .

"El Tajamar" visto da Estancia . Os jesuítas construíram o dique para abastecimento da Missão .



FAÇA A COISA CERTA : O melhor auxílio para orientar sua viagem é o sitio eletrônico da Municipalidade de Alta Gracia :

www.altagracia.gov.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário