Os Exploradores!

Na minha terra,Belo Horizonte,quando alguém é irrequieto e não consegue ficar muito tempo parado no mesmo lugar,dizemos que o fulano comeu perna de cachorro.Este blog é para isto:compartilhar com nossa familia e nossos amigos,um pouco de nossas aventuras pelo mundo,traduzindo em imagens e palavras,uma grande paixão,viajar!
Valei-me São Richard Burton, eis que aqui se encontram as fotos e as sucessivas desventuras em série de Sérgio e Ariane, na sua missão de encontrar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde, nenhum gajo, que não passou além da Tapobrana, jamais esteve...

sábado, 24 de janeiro de 2015

SAN IGNÁCIO , MISIONES

Um triunfo do Humanismo , um fracasso da humanidade .

Esta frase pode definir os 160 anos de uma das experiências mais representativas do que o gênero humano é capaz de produzir : A formação e  a atuação das missões jesuíticas guaranis no sul do continente americano.

Espalhadas entre os territórios hoje ocupados por Brasil , Argentina e Paraguai , 30 povoados abrigaram , cada um , até 5000 indígenas ,que conduzidos por padres espanhóis e portugueses , aprenderam idiomas , artes , religião , além de uma série de ofícios como carpintaria , luteria e tecelagem . Mais que isso , conviveram pacificamente entre si , encerrando séculos de lutas tribais .Se hoje , é considerada incorreta a imposição de uma fé européia aos índios sul-americanos , naquela época era uma prática aprovada pelos pensadores e humanistas de todo o mundo . O mérito dos jesuítas , contudo , foi consegui-lo de maneira pacífica e respeitosa , para os padrões daqueles séculos .

Ao fim do século XVIII , em face de tratados territoriais entre Portugal e Espanha , e em virtude da cobiça que o poder e a riqueza da ordem jesuíta despertara nas casas reais dos dois países ibéricos , somada ao interesse dos povoadores na reescravização dos índios ,os 30 povoados foram brutalmente arrasados por forças militares .

Esta história é muito bem ilustrada em "O Continente ", primeiro tomo da magistral obra de Érico Veríssimo , "O TEMPO E O VENTO " , quando o personagem Pedro Missioneiro sobrevive ao massacre e encontra abrigo na família de Ana Terra .
Outra referencia importante é o filme A MISSÃO , estrelado por Jeremy Irons e Robert de Niro que tratada obra dos padres espanhóis na região e de seu fim através das guerras guaraniticas .

O PERNA DE CACHORRO visitou a mais conservada das missões , San Ignácio Miní (1610), localizada na Argentina .O local conta com um parque arqueológico bem montado , com museu e a area das ruínas bem estruturada com totens de auto-serviço para explicações em 5 linguas e visitas guiadas.





Exemplo da luteria guaraní .A Missão exportava alimentos para Buenos Aires e violinos para Roma .



Maquete mostrando a cidade jesuíta durante seu Explendor.



Portal da antiga catedral.




Detalhe de porta interna com o brasão de Santo Inácio de Loiola.




Entrada do museu que abre o parque arqueológico.



Vista da praça central da Missão.


FAÇA A COISA CERTA : Voce pode chegar a San Ignacio de carro a partir de Puerto Iguazú (240) km ou a partir de Posadas , capital da província (59 km) ,onde há um aeroporto servido por voos das Aerolíneas Argentinas até Buenos Aires .

Nenhum comentário:

Postar um comentário