Entre as dezenas de atrações de Colônia de Sacramento,esta o Real de San Carlos,região afastada da cidade,que reúne na mesma história pioneirismo,beleza e abandono.
Após percorrer uns quinze minutos,de carro, pela rambla costeira da cidade,passando neste trajeto por uma agradavel orla,cheia de banhistas e pessoas caminhando ou praticando esportes,chega-se á uma insólita arena de touros,tão majestosa quanto degradada,em pleno Uruguai.
Em 1908 um magnata argentino chamado Nicolás Mihanovich comprou as desvalorizadas terras ao norte de Colonia,onde projetou e instalou com seu próprio capital ,um gigantesco complexo turistico que incluia um hotel -cassino,uma marina, uma usina elétrica para geração própriade energia,tudo capitaneado por uma gloriosa arena para touradas.
O negócio foi em princípio um sucesso,promovendo oito touradas com animais e toureiros vindos da Espanha.Diz alenda que até mesmo Carlos Gardel teria cantado na preeliminar de uma delas.
Eis que em 1910,apenas dois anos após sua inauguração,o presidente de então José Batlle y Ordoñez,surpreende a todos proibindo o sanguinário espetáculos das touradas em terras uruguaias.Todo o monumental investimento estava perdido.
O hotel faliu,foi arrematado pelo estado para funcionar como sede administrativa e a arena está lá totalmente abandonada,desde então.
Seria o Iniesta com a camisa da fúria ,em frente a uma PLAZA DE TOROS espanhola?
O estilo da PLAZA é mourisco-espanhol e ,dentro dela, hoje,há apenas mato e sucata.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário