O nome se refere a um magnata armênio do petróleo ,que se mudou para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial e que legou sua imensa coleção particular de arte ao país.Carinhosamente apelidado pelos portugueses de "Doutor 5 %",Gulbenkian construiu sua fortuna após ter "intermediado" a abertura do mercado iraquiano de petróleo a uma famosa multinacional inglesa ,recebendo pela negociação, 5% de seu capital.
Com o dinheirinho no bolso,Calouste aliou seu hobby de colecionador de arte com o fino gosto que o caracterizava.Em uma declaração impressa na entrada do museu ,orgulha-se de nunca ter pedido ajuda a especialistas para suas aquisições, orientando-se sempre pelo seu faro apurado para as artes.
Pruridos éticos à parte ,o fato é que a coleção é esplendida,reunindo desde arte egipcia até os modernistas europeus.Apresento algumas obras, para o deleite dos elegantes leitores do PERNA.
Este é o RETRATO DE UMA JOVEN do italiano Domenico Ghirlandaio .Após esta notável tomada fotografica de S.Guimarães eu o intitularia RETRATO DE DUAS BELAS JOVENS.
Reverencias ,por favor,porque estamos diante de FIGURA DE VELHO de Rembrandt.O velho é só o da direita,fique claro!
Mestre Rodin marca presença com AS BENÇÃOS .Há outras peças do frances no acervo entre elas,elementos dos BURGUESES DE CALAIS.
Eu não tenho a menor idéia de que quadro é este,nem anotei no meu caderninho quem o pintou.Para falar a verdade só de ver que tinha galo ,eu já tomei antipatia! |
MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN- rua de Berna 45,.METRO:Estação São Sebastião.
www.museu.gulbenkian.pt
E os jardins são lindíssimos não são?! :)
ResponderExcluir