Pertinho de Lisboa ,no caminho que vai até Sintra está Queluz,cidadezinha que hospeda o Palácio homonimo,muito relacionado á história do Brasil.Pouca gente vai até la´.Não cometa este pecado.
Queluz era um dos muitos palácios reais portugueses e abrigou parte da família real até a fuga para o Brasil ,em 1807.Como d.João VI e Carlota Joaquina viviam às turras ,era lá que a rainha residia com suas filhas,separada do marido que vivia em Mafra .O Palácio tem clara inspiração francesas,tendo sido criado por arquitetos daquele país e uma definição jocosa, e um pouco cruel que li em outro blog(Viagens Ligelena) ,classifica-o como "Versalhes com Gripe".
Á semelhança de seu par frances,Queluz possui imenso salões paraas festas eo convívio da perdulária familia real portuguesa em seus anos de fausto.Tudo financiado ,é claro ,com o Ouro de Vila Rica e os diamantes do Arraial do Tijuco.
Nesta cama ,localizada no quarto "d. Quixote" nasceu e morreu Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula
Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e
Bourbon; ou o nosso d.Pedro I, se preferir. E pode haver personagem mais quixotesco do que o Libertador da América portuguesa?
Versalhes?
O bom gosto permeia os imensos jardins franceses,repletos de fontes e paísagens bucólicas para deleite de suas majestades.
SERVIÇO:
Tome o trem que vai para Sintra na estação do Rossio ,em Lisboa.
Desça na estação QUELUZ - BELAS e caminhe uns 400 metros até o palácio.Na volta tome um taxi até a estação ,pois a subida é de matar!
PARA SABER MAIS:
www.pnqueluz.imc-ip.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário