Córdoba , Argentina
De acordo com a doutrina jesuíta os homens devem ser como os templos desta congregação : Simples e austeros por fora e ricos por dentro . Seguindo este princípio , a Companhia de Jesus edificou igrejas magníficas por onde esteve presente , principalmente na Europa e na América do Sul . Aqui , se destacam os belos exemplares de Quito , Cuzco (que o PERNA já visitou ) e Córdoba , que apresentamos agora .
A grande curiosidade da igreja cordobesa é que o padre arquiteto que a projetou , o belga Philippe Lemaire, era também construtor de navios . Daí , propôs e executou a abóboda em forma de casco de barco invertido , usando inclusive a mesma madeira da indústria náutica , o cedro , obtido e entalhado nas missões jesuítas do Paraguai.
Além da nave central , várias capelas auxiliares adornam o templo datado de 1645.
O ouro das colônias espanholas na América reveste com luxo e pompa os altares barrocos ,todos também entalhados em cedro. Um barroco com santos de feições mestiças indígenas , diferente das obras do mesmo período no Brasil em que eram marcantes os traços africanos.
SERVIÇO
IGREJA DA COMPANHIA DE JESUS
Calle Obispo Otrejo , esquina com calle caseros.
Horario : Todos os dias , a partir das 16 :00 hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário