Alta Gracia é uma cidadezinha encantadora do norte argentino , próxima á Córdoba , que guarda muita história desde o período da colonização jesuíta .
É, porém, de um morador quase conteporâneo ilustre que vem sua fama mais recente : Alta Gracia , por seu ameno clima serrano abrigou , durante felizes anos da infância , o lider revolucionário Ernesto Che Guevara .
A casa em que o companheiro de Fidel morou é hoje um bem montado museu histórico . Outra atração imperdível da cidade é a estância Jesuítica , núcleo da colonização espanhola na região , mais tarde transformada em residencia de um dos mandatários do antigo vice reino do Prata .Além disso , charmosos cafés e bons restaurantes completam o agradável roteiro turístico de Alta Gracia .
O melhor acesso á cidade é a partir de Córdoba mesmo . Há uma estação de micro-onibus , o "Terminal mercado Sud" no final da avenida Illia , com saídas de 30 em 30 minutos, durante a semana . O percurso dura cerca de 1 hora e você pode pedir (aliás deve)ao motorista para deixa-lo(a) próximo á Casa do Che .
A antiga residencia da família Guevara é uma casa ampla ,avarandada , com lareira e quintal ,escolhida devido á frágil saúde do pequeno Ernesto , paciente crônico de bronquite .
Os cômodos estão decorados como eram originalmente, naquela época . O quarto do Chê , por exemplo , exibe sobre a escrivaninha os livros de aventura , como " Simbad , o marujo" ,que embalaram os sonhos juvenis do futuro herói da revolução cubana .
A fachada da linda casinha tem o menino ernesto sentado na varanda .
"La Poderosa "- O museu afirma que é uma reconstrução da moto original.
O macacão de campanha do Guerrilheiro - O mundo nunca mais seria o mesmo depois dele.
Há preciosidades como a bicicleta motorizada que ele usou para uma viagem pelo interior argentino e a reconstituição da célebre "La poderosa " , a motocicleta que o conduziu , juntamente com Alberto Granado, pela América do Sul profunda , viagem imortalizada no emocionante filme de Walter Salles "Diários de motocicleta" .
Outra relíquia é um uniforme militar cubano usado pelo guerrilheiro . O museu possui bons guias impressos , inclusive em português , que permitem explorar com detalhes todos os ambientes .Há descrições de cada sala , de cada objeto .Um passeio imperdível !
Distando cerca de 15 minutos de caminhada , por ruas fartamente arborizadas , está a Estância Jesuítica de Alta Gracia , cuja construção é datada de 1643.
Trata-se de um complexo usado pelos missionários como escola , residencia e templo , durante o processo de catequese dos nativos daquela região .
A entrada da missão jesuítica de 1643.
A residencia do antigo Vice-Rei da região do Prata .
Os bem cuidados jardins dos padres jesuítas permanecem intactos .
A Iglesia Paroquial de Nuestra Señora de la Merced integra o complexo arquitetônico.
A Estância possui dois pátios internos ajardinados , em torno dos quais se situavam as salas , oficinas e demais dependencias empregadas no trabalho jesuíta .
Posteriormente , o local foi transformado em residencia particular do Vice rei do Prata Santiago de Liniers , sendo seus cômodos adaptados para uma luxuosa moradia de campo .
Por isso , parte do complexo está decorada com móveis de época reconstituindo o ambiente em que vivia o Conde e sua família .
Ao lado da Estancia , um açude artificial , "El Tajamar" (1659) , construído pelos jesuítas para abastecimento da Missão ,completa a paisagem .
"El Tajamar" visto da Estancia . Os jesuítas construíram o dique para abastecimento da Missão .
FAÇA A COISA CERTA : O melhor auxílio para orientar sua viagem é o sitio eletrônico da Municipalidade de Alta Gracia :
www.altagracia.gov.ar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário